Home > Dicas

Como criar um disco de emergência para boot em PCs com Windows XP

Ele pode ajudar na inicialização de um sistema que foi infectado por uma praga virtual ou no caso de o HD apresentar falhas.

Por Flávio Xandó, especial para PC World

11/02/2008 às 17h22

sos_boot_xp_150.jpg
Foto:

Dúvida do leitor Gilgal J. Gallo, recebida por e-mail
“Uso o Windows XP Professional em português e quero fazer um disco de boot para casos de emergência. A minha intenção é poder dar boot a partir do drive de DVD e poder recuperar, mexer e reorganizar minha máquina”

PC World: O software BartPE traz o que você procura (ou até mais). O aplicativo ajuda a criar um Live CD de Windows compatível com as versões 2000, 2003 e XP. Ele utiliza um pedaço do próprio CD do Windows chamado “pre-environment” – daí o nome do software, que é uma versão bem reduzida do próprio sistema operacional usada somente no momento de instalação.

Leia também:
> Veja como fazer o mesmo com o WinImage
> Dê boot a partir do pendrive
> Impeça que outros dêem boot a partir do CD/DVD

O Bart PE agrega a este pré-sistema operacional utilitários como Windows Explorer, acesso à rede e mesmo navegação na internet. Você consegue ter um “quase Windows” que depende só do CD. Só que é necessário que a seqüência de boot seja alterada para acessar, em primeiro lugar, o drive óptico.

A partir daí será possível, por exemplo, recuperar arquivos em um disco rígido condenado, que não dá mais boot, e copiá-los para a rede, para um pendrive ou disco externo USB. O Bart não entrega o CD pronto, mas sim um programa que o auxilia a montar este CD.

Leia também:
> Faça backup de seus arquivos e pastas
> Compartilhe arquivos e pastas pela internet
> Clique aqui para conhecer outras dúvidas de leitores

e_mail_70
Tem uma dúvida? Então envie uma mensagem para a equipe da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail