Home > Dicas

Como desabilitar as letras que identificam drives que não se usa mais

Existem unidades de armazenamento que (quase) nunca são usadas e que podem ser desativadas; veja como fazer isso.

Redação da PC World / EUA

26/05/2008 às 18h07

Foto:

duvida_leitor_150Dúvida de leitor: "Meu PC possui um leitor de cartões de memória e os únicos slots que utilizo são os de cartões CompactFlash e SD. Sempre que tento localizar o cantão inserido no leitor, usando o Windows Explorer, tenho sempre de clicar em uma letra de drive que está vazio. Como corrigir isso?"

PC World: A primeira coisa a fazer é eliminar as letras de drives do leitor de cartão que você não usa. Você deverá se logar como administrador do seu PC, abrir o Windows Explorer e inserir seus cartões de memória nos respectivos slots. Selecione, um de cada vez e, usando a ferramenta de Remover hardware com segurança, localizada na bandeja do sistema, remova os cartões de memória.

Agora, clique em Iniciar e depois em Executar. Digite diskmgmt.msc e clique em Ok. No Gerenciador de Disco você verá todos os seus drives. Localize aqueles que não são utilizados no painel inferior – eles estão definidos com uma letra, um número e uma designação “No media”. Clique com o botão direito do mouse e selecione Mudar letra de drive e caminho. Depois, clique em Remover e escolha Sim para cada drive que queira desabilitar.

Sugerimos que as letras atribuídas aos leitores de cartão sejam as mais próximas do fim do alfabeto e o uso de mnemônicos que facilitem sua identificação, tais como “W” para cartões CompactFlash do tipo wide e “S” para cartões SD pequenos (small).  Para isso, ainda no Gerenciador de disco e utilizando a mesma opção, atribua as letras desejadas aos drives remanescentes.

duvida_leitor_40

> Para conhecer as respostas fornecidas a outras dúvidas de leitores, clique aqui.

e_mail_40

> Caso tenha uma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail