Home > Dicas

Como desativar o touchpad do seu notebook

O touchpad do seu laptop atrapalha enquanto você digita? Veja como desligá-lo

Justin Phelps, da PCWorld (EUA)

06/07/2019 às 11h35

Foto: Shutterstock

O touchpad tem sido há anos o principal cursor para laptops. Como os touchpads são integrados, eles funcionam bem quando você não quer carregar outro acessório apontador, como um mouse, por exemplo. E mesmo quando um mouse ou outro complemento está disponível, alguns usuários preferem a sensação de um touchpad acima de qualquer outra coisa. Mas se você gosta de touchpads ou apenas os tolera, eles ainda ficam ali e podem atrapalhar a experiência. Quando você digita no teclado de um laptop, é comum esbarrar no touchpad. Contudo, você não precisa aturar isso.

A maneira mais fácil de desativar um touchpad depende do hardware. A boa notícia é que os fabricantes de laptops modernos tentaram resolver o problema de antemão. Em alguns notebooks, você encontrará um interruptor físico para desativar e ativar o touchpad; olhe ao redor da borda do laptop para isso. O PC também pode oferecer um atalho de teclado (como pressionar Fn e F7 simultaneamente) para desativar o touchpad ou, talvez, pressionar uma determinada área do próprio touchpad para desativá-lo. Verifique a documentação do seu laptop para métodos específicos.

Como desativar um touchpad no software

Alguns fabricantes fornecem maneiras de personalizar e desativar o touchpad por meio de software.

1. Procure um ícone do touchpad na área de notificação (canto inferior direito). Clique duas vezes ou clique com o botão direito do mouse para navegar pelas opções do touchpad; desative o touchpad aqui, se possível.

2. Se você não encontrar um ícone do touchpad na área de notificação, digite painel de controle na barra de pesquisa do Windows. Vá para Hardware e Som e, em Dispositivos e Impressoras, clique em Mouse. A janela Propriedades do Mouse será aberta; você pode encontrar uma guia na janela onde você pode desativar o touchpad.

3. Procure uma entrada no software do touchpad no menu Iniciar, se você não conseguir encontrá-la na área de notificação ou em Propriedades do mouse.

Mais uma opção

Se você não conseguir desativar fisicamente o touchpad ou desativá-lo por meio do software, ainda terá outra opção.

1. Clique em Iniciar.

2. Digite gerenciador de dispositivos na caixa Pesquisar. No Gerenciador de dispositivos, expanda Mouses e outros dispositivos apontadores.

3. Clique com o botão direito na entrada do touchpad. No menu que aparece, clique em Desativar.

4. Confirme sua escolha na janela pop-up.

Dicas

Certifique-se de ter outro dispositivo apontador disponível antes de desativar o touchpad.

Se você encontrar o software do touchpad instalado em seu laptop, poderá ajustar as configurações e eliminar o comportamento irritante do touchpad sem desativá-lo. Por exemplo, alguns softwares permitem alterar a sensibilidade do touchpad, ignorar pressionamentos de palma e desativar automaticamente o touchpad quando o sistema detecta um mouse externo.

Alguns programas úteis de gerenciamento de touchpad de terceiros estão disponíveis gratuitamente. Se você não tiver o software do touchpad ou se o sistema atual não estiver cortando, explore as alternativas. Por exemplo, uma ferramenta como o TouchFreeze ou o Touchpad Pal pode desativar o touchpad sempre que detectar que você está digitando e reativá-lo quando terminar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail