Home > Dicas

Como desbloquear o iPhone 3G

Software criado pelo iPhone Dev Team ajuda no processo de desbloqueio do telefone da Apple para uso em qualquer operadora. Veja como fazer.

David Murphy, PC World/EUA

05/01/2009 às 11h28

Foto:

O desbloqueio do iPhone 3G iria acontecer, mais cedo ou mais tarde. O novo software do iPhone Dev Team faz exatamente isso. Mas como fazer? Vamos te guiar nesse processo para fazer o desbloqueio, que envolve o jailbreak (liberar o iPhone para a instalação de aplicativos de terceiros sem precisar passar pela App Store) e o desbloqueio. O mais importante: você poderá usar seu iPhone em qualquer operadora.

1) O que é o desbloqueio?

Desbloquear seu telefone permite usá-lo em qualquer operadora, não apenas na Vivo, Claro ou TIM no Brasil. Você pode remover o SIM card da sua operadora e usar o de outra distinta. Normalmente, o iPhone não permite fazer isso, por isso é preciso usar o processo desenvolvido pelo iPhone Dev Team.

2) É seguro? Vai “quebrar” meu iPhone?
Bem, sempre existe a preocupação que o processo de desbloqueio irá estragar tudo no seu iPhone – mas o único meio de descobrir isso é ver o que outros usuários já fizeram. Desde que você siga as instruções passo a passo, você reduz suas chances de travar o aparelho.

Além disso, uma vez com o iPhone 3G desbloqueado você precisa ficar atento a toda atualização de software da Apple – não clique em “update” no iTunes assim que sair um novo update. Aguarde pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta (e o teste) para refazer o procedimento em um novo sistema atualizado do iPhone.

Vale lembrar novamente que o desbloqueio é um processo que não é aprovado pela Apple e que você pode travar seu aparelho a ponto de precisar zerar suas configurações.

3) É difícil?
Já foi um processo mais complicado, mas diversos surgiram diversos programas que simplificam o processo de desbloqueio. Não se preocupe, é um processo simples.

4) Como fazer?
Se você quer instruções passo a passo, este link vai te guiar com mais informações. Mas a maior parte do processo de desbloqueio é tão simples que você precisa seguir poucos passos para fazer:

Atualize seu iPhone para o firmware versão 2.2
Esse passo é fácil. Abra o iTunes e atualize seu telefone para a versão mais recente (2.2). Se já fez isso, vá para o próximo passo. Não se esqueça de sincronizar seu telefone antes disso, para manter seus programas, músicas e informações atualizados.

Faça o “pwn” no iPhone

Baixe o Quickpwn. Esse é o aplicativo que irá fazer o “jailbreak” no seu iPhone antes do desbloqueio.

Conecte seu iPhone ao PC e abra o Quickpwn. O programa é auto-explicativo: selecione seu telefone, o firmware (que deve aparecer naturalmente, caso o update já tenha sido feito). Instale o Cydia ou o Installer (preferimos o Cydia). Siga as instruções e aguarde o programa terminar o processo.

Instale os repositórios do aplicativo
 
Se você instalou o Cydia, abra o aplicativo no seu iPhone e adicione o seguinte repositório de aplicativos:  http://apt9.yellowsn0w.com/

Se você usou o Installer, use este repositório: http://i.yellowsn0w.com/

Instale o yellowsn0w

yellowsn0w-internaUse tanto o Cydia quanto o Installer para instalar o yellowsn0w (que é o programa de desbloqueio efetivo). Rode o aplicativo e desligue o telefone, pegue a ferramenta do iPhone para remover o SIM card (ou use um clipe de papel) e insira o novo “chip” da operadora que quer usar. Ligue o iPhone. Se a operadora não funcionar depois de alguma espera, repita o processo e tente de novo.

Resolva os problemas:

Antes de trocar de operadora, desative o 3G (em Ajustes|Rede) para trocar de SIM card.
Desligue a proteção por senha no SIM card antes de realizar a mudança.

Certifique-se de usar a versão mais recente do yellowsn0w – cheque no blog do iPhone Dev Team qual é a versão atual.

O site de download do yellowsn0w traz uma lista com informações fornecidas pelos usuários que fizeram o desbloqueio. Por enquanto, no Brasil, o SIM card da Tim e da Claro funcionou com sucesso em iPhones desbloqueados. Vivo e Oi, até o momento, apresentaram problemas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail