Home > Dicas

Como determinar o tamanho ideal da sua TV de tela grande

Nem sempre aquela tela de tamanho de cinema é a melhor opção para o espaço que você tem na sala; saiba o porquê.

Fernando Petracioli, especial para PC World

24/10/2008 às 18h50

tamanho_tv_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

tamanho_tv_150É muito comum que algumas pessoas tenham como sonho de consumo aquelas televisões enormes, que você só viu em vitrines ou na casa de algum amigo. No entanto, saiba que esse tamanho todo pode até ser exagero em alguns casos.

Existem algumas fórmulas conhecidas que pretendem determinar o tamanho ideal da tela da sua TV com base na distância entre seu sofá e o televisor - em outras palavras, em função do tamanho de sua sala, quarto ou escritório.

Uma delas coloca diferentes cálculos para os diferentes padrões de imagem: NTSC/PAL e alta definição. Segundo esse raciocínio, no caso de NTSC/PAL, você deverá dividir a distância em centímetros entre o usuário e a tela por 5 ou 6. Esse resultado dará a medida ideal da altura da tela em centímetros.

Leia também: 
> Como tirar o máximo proveito de sua HDTV
> TVs de tela plana: como escolher
> 10 coisas a fazer antes de comprar uma TV de alta definição
> TV Digital: tudo o que você quer saber sobre ela
> Como será o futuro das TVs

No caso de televisores High-Definition, devido à melhor definição desse formato, a distância (também em centímetros) deverá ser dividida por 3 ou 4, para determinar a altura da tela (em centímetros).

Essa conta serve não só para que se evite uma TV muito pequena, de modo que se force a vista para enxergar, mas também para que não se compre um aparelho de tela excessivamente grande para um pequena distância - caindo-se em algo que saia do campo de visão e que obrigue quem assistir à programação, a ter de movimentar a cabeça para acompanhar o que acontece na telona.

A conta parece simples, não fosse o fato de as TV serem vendidas em
polegadas (1" equivale à aproximadamente 2,54cm) e  tal medida
corresponde à medida da diagonal da tela e não à altura ou à largura.
E mais: não há uma correspondência fixa e direta entre a altura do televisor em centímetros e a diagonal em polegadas. Isso porque a proporção entre a altura e a largura da tela varia de modelo para modelo, ainda mais com a introdução dos modelos com tela wide.

Assim, você terá que checar essa medida em um aparelho que pretende adquirir para ver se está dentro do raciocínio dessa fórmula. O que não se trata de uma tarefa trabalhosa, afinal qualquer site de comércio de eletrônicos ou do fabricante do equipamento fornece essa informação junto às especificações técnicas do produto.

Na prática
Vamos dar um exemplo concreto: sua família se senta, na sala, a uma distância de 1,8 metros da tela, o que equivale a 180 cm. Assim, se você vai comprar uma TV em alta definição, a medida da altura do aparelho deve ficar em algo em torno de 45 a 60 cm (180 dividido por 3 ou por 4).

Uma TV LCD de 40 polegadas, por exemplo, pode variar em torno de 60 a 68 cm na medida de sua altura. Por isso que se diz que não há uma correspondência fixa entre a altura em centímetros e a diagonal em polegadas.

Porém lembre-se: essa não é uma regra fixa e absoluta. Mas pode ajudá-lo a não se iludir com telas enormes, assim como a poupar sua vista de um esforço desnecessário.

Outros destaques da PC WORLD: 
> Conheça os 9 melhores players MP3 baseados em flash
> Word faz 25 anos; conheça sua história
> Crise financeira: 7 programas para ajudar você com seu dinheiro
> Pifou o notebook: saiba se é melhor consertar ou comprar um novo

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail