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Como dividir e criar usuários em um PC em casa ou no trabalho

Windows 10 ajuda ao criar vários usuários. Montamos um guia para mostrar como isso é possível

Preston Gralla/Computerworld EUA

12/01/2019 às 10h24

Como dividir e criar usuários em um PC em casa ou no trabalho
Foto: Shutterstock

Duas ou mais pessoas compartilhando um PC no trabalho soa como uma receita para o desastre. Um profissional não quer que um colega de trabalho leia, edite e exclua seus arquivos e pastas; use ou exclua seus aplicativos; ou faça personalizações em todo o sistema.

Em alguns escritórios, no entanto, os computadores precisam ser compartilhados entre dois ou mais funcionários, ou entregues a um trabalhador temporário - sem serem completamente limpos toda vez. E o Windows 10 tem ótimas ferramentas para permitir que várias pessoas compartilhem um único PC sem nenhum desses problemas.

Configurando contas para compartilhar um PC com Windows 10

O Windows 10 facilita que várias pessoas compartilhem o mesmo PC. Para isso, basta criar contas separadas para cada pessoa que usará o computador. Cada pessoa recebe seu armazenamento, aplicativos, desktops, configurações e assim por diante.

Uma pessoa, o administrador do PC, configura e gerencia todas as contas, incluindo uma variedade de configurações do sistema que apenas o administrador pode acessar. A conta de administrador é estabelecida quando o Windows é instalado ou usado pela primeira vez na máquina.

Na posição de administração, é fácil configurar uma conta de usuário. Ao clicar no botão Iniciar, basta selecionar Configurações e, em seguida, Contas. Na tela Contas, escolher “Família e outros usuários” no menu à esquerda. Para configurar uma conta para um colega de trabalho, é preciso ir para a seção "Outros usuários" e clicar em "Adicionar outra pessoa a este PC". (Para configurar contas para membros da família que permitem definir limites de idade, restrições de jogos e aplicativos etc, escolha "Adicionar um membro da família" na seção "Sua família”).

Na tela exibida, basta inserir o endereço de e-mail da pessoa para quem deseja criar uma conta de usuário, clicar em OK e, em seguida, em Concluir. O nome do usuário agora aparece na página de contas Família e outros usuários.

Ele também aparece ao clicar no ícone que representa o usuário atual do PC, a meio caminho do lado esquerdo do menu Iniciar.

O proprietário da conta tem duas maneiras de começar a usá-la. Ele pode clicar no ícone que representa a conta do usuário atual do PC. Isso exibe todas as contas no PC. Então, clicar o nome da conta e fazer login na conta com a senha da sua conta da Microsoft. Ou pode reiniciar o PC: a tela de login do Windows agora terá duas contas. Basta clicar no nome da conta e fazer o login com a senha da Microsoft.

A conta terá armazenamento no OneDrive separado. Os arquivos e pastas locais de cada usuário não serão acessíveis para o outro. A pessoa verá os aplicativos do Windows instalados, mas não os de outras pessoas, e vice-versa. Como é uma conta da Microsoft, os arquivos e as configurações serão sincronizados com todos os outros dispositivos conectados à conta.

Criando uma nova conta de usuário sem usar uma conta da Microsoft

Criar um PC compartilhado se a outra pessoa não tiver uma conta da Microsoft dá um pouco mais de trabalho.

Para fazer isso, é preciso ir para Configurações> Contas> Família e outros usuários> Adicionar outra pessoa a este PC. Na tela que aparece, clicar em "Não tenho as informações de login dessa pessoa". Na parte inferior da próxima tela, clicar em "Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft".

Agora o administrador pode adicionar um nome de usuário e uma senha. O nome da conta da pessoa será exibido da mesma forma como se tivesse sido criada uma usando uma conta da Microsoft.

Ao criar uma conta para alguém dessa maneira, ela é chamada de conta local. Ao contrário de uma conta da Microsoft, ela não sincroniza configurações entre dispositivos e não dá acesso ao OneDrive. Além disso, quando alguém tem uma conta local, ela não poderá baixar ou instalar nenhum aplicativo da Microsoft Store. Eles não poderão instalar aplicativos de desktop por conta própria - quando tentarem instalá-los, serão solicitados a senha da conta do administrador. Assim, um administrador terá que estar por perto para digitar a senha para que eles instalem aplicativos de desktop.

Alternando contas

Depois que a conta é configurada, é fácil alternar a conta atualmente em execução na máquina para outra. Se uma pessoa estiver usando o Windows 10 na máquina e outra quiser usá-la, é preciso clicar no botão Iniciar, no ícone que representa a conta do usuário atual no meio do lado esquerdo do menu Iniciar e clicar na conta para qual deseja alternar e digitar a senha.

É possível, também, efetuar login na tela de bloqueio, que exibe todas as contas de usuário na máquina.

Uma coisa para manter em mente quando várias pessoas usam um PC usando contas separadas: mesmo quando alguém não está usando o computador, ela ainda permanece conectada à conta, a menos que ela saia ou o PC seja reiniciado. Assim, várias pessoas podem ser registradas em contas, mesmo que apenas uma pessoa esteja usando ativamente o PC. (Isso não significa que os usuários tenham acesso às contas dos outros. Pode haver apenas uma conta ativa por vez; um usuário individual ainda precisará redigitar a senha para ver sua conta).

Para ver quais usuários estão conectados no momento, é preciso clicar no botão Iniciar e, em seguida, no ícone que representa a conta do usuário atual no meio do menu, no lado esquerdo do menu Iniciar, para ver todas as contas da máquina. A palavra "Conectado" aparecerá nas contas apropriadas.

Quando alguém está conectado, o Windows 10 salva o estado da conta de usuário dessa pessoa - quais aplicativos a pessoa estava executando, os arquivos em que estavam trabalhando e assim por diante. Dessa forma, quando ele voltar a usar a conta, tudo estará no lugar e não precisará desperdiçar tempo com o lançamento de aplicativos, a abertura de arquivos e assim por diante.

Isso é útil, mas também pode ser problemático, porque pode levar a perda de trabalho. Quando um PC é reiniciado ou desligado, todos os usuários são automaticamente desconectados. Então, digamos que alguém esteja conectado à sua conta e ainda não tenha salvo o trabalho - se o computador for alternado para outra conta e a pessoa que usa a segunda conta for reiniciada ou desligar o sistema, a primeira pessoa perderá o trabalho não salvo.

O resultado? É sempre uma boa ideia sair da conta antes de permitir que outra pessoa use o mesmo computador. Leva apenas um momento: clicar no nome da conta na parte superior do menu Iniciar e clicar em Sair.

Gerenciando contas

Quem quiser permitir que outro usuário tenha acesso de administrador, não terá trabalho. Basta selecionar Configurações> Contas> Família e outros usuários, clicar na conta para a qual deseja conceder direitos de administrador, clicar em "Alterar tipo de conta" e em "Tipo de conta". Escolha Administrador e clique em OK. Para voltar a configuração antiga, basta seguir os mesmos passos.

Também é fácil remover contas, sendo o administrador. Para isso, é preciso selecionar Configurações> Contas> Família e outros usuários, clicar na conta que deseja remover e clicar em Remover. Uma tela aparece avisando que ao excluir a conta, também exclui todos os dados associados a ela, que incluem arquivos, configuração da área de trabalho, aplicativos, músicas e assim por diante.

Dica de bônus: ativar a conta de administrador oculta do Windows 10

A conta criada ao instalar o Windows é a conta de administrador do PC - ele permite controlar como o Windows 10 funciona no PC, que outras contas podem ser criadas e assim por diante. Mas o Windows 10 também configura uma conta de administrador oculto durante a instalação.

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Esta conta oculta tem uma vantagem sobre uma conta de administrador normal – ao usá-la, não recebe nenhum prompt de Controle de Conta de Usuário (UAC). Isso torna muito mais fácil solucionar problemas e personalizar o Windows, porque o usuário não será constantemente incomodado por esses avisos desagradáveis do UAC.

Algumas pessoas referem-se a essa conta de administrador oculta como uma conta elevada e uma conta normal a uma conta não elevada.

É fácil ligar e usar a conta de administrador oculta:

Primeiro, é preciso verificar se está usando a conta de administrador normal. Em seguida, clicar no botão Iniciar, rolar para baixo pelos aplicativos e clicar em Sistema do Windows. Então, basta clicar com o botão direito do mouse em “Prompt de comando” no menu suspenso que aparece, clicar em Mais e selecionar “Executar como administrador”. O prompt de comando é iniciado. Ao olhar na barra de título do prompt - estará "Administrador: Prompt de Comando".

No prompt de comando, basta digitar net user administrator / active: yes e pressionar a tecla Enter. Isso liga a conta do administrador oculto. Ele aparecerá na tela de login do Windows 10 e na tela do menu Iniciar - basta clicar nele para usá-lo como faria com qualquer outra conta.

Se quiser desabilitar a conta oculta, siga as etapas de um a três e, no prompt de comando, digite net user administrator / active: no e pressione Enter.

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