Home > Notícias

Como “driblar” a Microsoft e atualizar o Windows XP

Mesmo sem consentimento da empresa, pesquisador ensina como instalar as novas correções de segurança.

IDG News Service

10/08/2010 às 11h13

Foto:

Os usuários que continuam usando o aposentado sistema operacional Windows XP Service Pack 2 (SP2) podem modificar o sistema e instalar as atualizações de segurança necessárias. A afirmação foi feita pelo pesquisador Sean Sullivan, um conselheiro de segurança da empresa de antivirus F-Secure, na última segunda-feira (9/8).

“Para instalar atualizações exclusivas do XP Service Pack 3 (SP3) será necessária uma modificação simples na chave do registro do XP SP2. Assim é possível enganar o sistema operacional. Acesse o registro do computador - HKEY_LOCAL_MACHINE \ System \ CurrentControlSet \ Control \ Windows \ CSDVersion, altere o item "Dados do Valor" de 200 para 300 e reinicie o computador", disse de Sullivan.

De acordo com a Microsoft, o CSDVersion especifica o nome da mais recente versão do software instalada.

Com a modificação, o pesquisador foi capaz de forçar um sistema XP SP2 a instalar a correção de emergência que a fabricante divulgou na semana passada

Essa atualização foi negada oficialmente para os equipamentos com XP SP2 já instalados, já que a companhia encerrou o suporte para essa versão após 13 de julho. Por política da companhia, os produtos sem suporte não recebem novas correções de segurança.

Depois de hackear o registro, Sullivan baixou o novo patch de segurança diretamente do site da Microsoft - não através do serviço Windows Update - e o instalou no computador.  Concluída a instalação, fez testes de vulnerabilidade dos atalhos do sistema e o resultado foi positivo para o usuário.

Durante a divulgação da experiência, o pesquisador se preocupou em alertar que hackear o registro é uma prática arriscada.

"Esta atualização não é oficialmente testada ou apoiada pela Microsoft. Hackear o registro e as atualizações é, provavelmente, uma forma rápida para desestabilizar o sistema", disse. "Se possível, o usuário deve atualizar para o Service Pack 3", finalizou o especialista.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail