Home > Dicas

Como eliminar um vírus de macro do Word para Mac

Depois de removida a ameaça, usuário deve ativar recurso de abrir documentos com macro desabilitada para não espalhar o vírus para outros documentos

Macworld/EUA

19/08/2009 às 15h04

Foto:

Um leitor da Macworld enviou um e-mail contando que seu computador foi infectado  por um vírus identificado como W97M/Thus.gen. Segundo ele, ao fazer uma varredura com o seu programa de proteção, o Virus Scan para Mac, o vírus foi identificado. Ele afirma que possui quatro máquinas infectadas, mas conta com o antivírus em apenas em uma delas.

Trata-se um vírus de macro que se multiplica cada vez que o usuário cria um novo documento do Word e envia para outros computadores. Para eliminar o vírus são necessárias apenas duas etapas. Primeiro, é preciso limpar os documentos do Word e, em seguida, evitar que o equipamento seja  infectado novamente.

No caso citado, no qual há pelo menos uma máquina com antivírus, vale reunir os arquivos do Word de todos os computadores, colocar em uma pasta e passá-la para o computador com o software de proteção, que deve ser aplicado nesse diretório para limpá-la. Depois, remova os arquivos originais nos computadores contaminados.

Antes de transferir os arquivos de volta para outros Macs, é preciso abrir o Word em cada um dos computadores. Clique no menu Preferências e, em seguida, Segurança. Ative a opção para que o Word  avise sobre a existência de macros no documento antes de ser aberto. Com essa opção ativada, o usuário pode escolher se deseja executar ou não as macros do arquivo. Se o arquivo for suspeito, abra-o sem executar macros, copie todo seu conteúdo e cole-o em um arquivo em branco do Word. Não esqueça de apagar o arquivo original em seguida.

wordmacrowarning_oriwordginal.jpg

Opção permite que Word abra arquivos com macro desabilitado

Vale lembrar que geralmente os arquivos contaminados são abertos no layout Normal do Word. Tente apagar o modelo Normal da pasta user folder/Documents/Microsoft User Data  e crie um arquivo em branco. Clique em Arquivo, Salvar Como e escolha salvar como tipo de Modelo de documento.

Se você não tem um software antivírus e não tem vontade de instalá-lo, abra os arquivos do Word com a macro desabilitada que o vírus não atingirá seu documento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail