Home > Dicas

Como encontrar e eliminar fotos duplicadas no HD

Alguns programas gratuitos ajudam a localizar arquivos duplicados através de nomes similares, e também por reconhecer semelhanças nas imagens

Dave Johnson, PC World/EUA

21/12/2009 às 15h16

dicas-foto-150.jpg
Foto:

dicas-foto-150.jpgCom a facilidade para armazenar fotos digitais hoje em dia, os riscos de tê-las duplicadas são grandes.

Isso porque normalmente você mexe em algumas imagens em programas editores de imagem ou mesmo para copiar a foto e mandar como anexo.

Existem alguns utilitários que ajudam a identificar e eliminar arquivos duplicados. Um deles é o Duplicate Cleaner, que é gratuito e roda nos sistemas Windows XP, Vista e 7.

Leia também:
> Doze downloads para você lidar melhor com suas fotos digitais
> Guia para não errar na escolha de sua próxima câmera digital
> Photoshop: dicas para corrigir problemas comuns em fotos digitais
> Digitalize seus arquivos antigos para não perder a memória multimídia

Dependendo de como solicitor ao programa para executar a pesquisa, o Duplicate Cleaner pode identificar arquivos idênticos baseando-se no conteúdo ou apenas arquivos com nomes similares.

Outra opção gratuita é o VisiPics. Basta selecionar os drives ou pastas que serão escaneados e indicar o tipo de busca que o programa deve fazer em suas fotos (Estrita, Básica, etc.). O utilitário não procurar apenas por arquivos com nomes similares, mas também às semelhanças nas imagens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail