Home > Dicas

Como enviar fotos por e-mail sem entupir a caixa de entrada dos amigos

É possível redimensionar as fotos selecionadas antes de enviá-las pelo correio eletrônico e o Windows faz isso facilmente.

Lincoln Spector, PC World / EUA

26/05/2009 às 12h49

e-mail-fotos_ilustra150.jpg
Foto:

e-mail-fotos_ilustra150.jpgVocê já deve ter passado mais de uma vez por experiência semelhante: na manhã seguinte a uma festa com a família ou churrasco com os amigos, mensagens com fotos – muitas fotos – começam a chegar por e-mail e, não raro, entopem sua caixa de entrada.

Na ânsia de compartilhar as imagens, poucos usuários se dão ao trabalho de diminuir o tamanho das fotos. Uma câmera digital com resolução de 10,2 megapixels (MP) em sua configuração padrão gera imagens de quase 2,5 megabytes. Multiplique isso por algumas dezenas de imagens e você terá idéia do cenário que o aguarda.

Mas isso não precisa ser assim. Tanto o Windows XP quanto o Vista podem redimensionar suas fotos quando você as envia por e-mail.

No Windows Explorer, selecione suas fotos, clique com o botão direito do mouse sobre as imagens, selecione Enviar Para, Destinatário de Correio. No Vista você também pode clicar no ícone e-mail na barra de ferramentas.

Uma caixa de diálogo abrirá e irá perguntar se você quer reduzir as imagens antes de enviá-las.

e-mail-fotos_ilustra_tela.jpg

Se escolher que sim, o Windows irá criar versões menores das fotos e enviá-las por e-mail pelo programa de correio padrão.

Ao fazer tornar as imagens mais leves, o Windows reduz sua resolução. O resultado é uma imagem boa de ser ver na tela, mas que não tem qualidade suficiente para ser impressa.

Por isso, avise no e-mail que as fotos estão em baixa resolução e se alguém quiser imprimir, você pode enviar – posteriormente – a imagem desejada em alta resolução.

Aproveite para compartilhar essa dica com seus amigos. As chances de você voltar a ter sua caixa postal entupida (e a deles) vão reduzir muito.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail