Como escolher a melhor TV [Black Friday]

Pensando em adquirir um novo televisor no maior evento do e-commerce mundial? Veja o que levar em consideração na hora da compra

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/como-escolher-a-melhor-tv-black-friday/
Clique para copiar

A Black Friday começa em poucos dias, então chegou a hora de se preparar para comprar aquele dispositivo que tanto deseja. É claro que muitas vezes ficamos em dúvidas sobre qual aparelho é o melhor para comprar, ainda mais quando não entendemos muito do assunto.

As TVs normalmente são escolhidas com base na qualidade de imagem que elas oferecem, além de alguns outros pontos. Porém, você pode avaliar mais algumas especificações para entender se aquele é o dispositivo perfeito para você. Justamente por isso, reunimos algumas dicas para ajudar todos que desejam comprar televisões durante a Black Friday 2019.

Full HD ou 4K?

A verdade é que os televisores em Full HD não têm mais tanto espaço no mercado, já que a tecnologia deve permitir que a maior parte dos conteúdos sejam produzidos e transmitidos em 4K. Por isso, não vale tanto a pena comprar um televisor Full HD durante a Black Friday. Aproveite as promoções e busque por um dispositivo com a tecnologia 4K.

Ainda existem poucas TVs com tecnologia 8K, então esse mercado é muito custoso. Até porque, praticamente não há nenhum conteúdo ou aplicativo nativo que suporte esse padrão de resolução.

Tecnologia da tela

Atualmente, você pode encontrar dispositivos com LED, LCD, OLED e QLED. Mas qual é a melhor? As televisões com telas OLED são as melhores do mercado, já que possuem diodos orgânicos e o painel emite luz própria. Assim, as cores são mais vivas, há mais brilho e movimentos mais fluídos. Em contrapartida, dispositivos com essa tecnologia são os mais caros do mercado. 

A tecnologia QLED também já é usada em diversos dispositivos, sendo uma das melhores opções do mercado. A QLED é melhor que LED e LCD, com uma ótima variação de cores e luminosidade. A tecnologia é baseada em pequenas partículas condutoras, chamadas de pontos quânticos.

As tecnologias LED e LCD já são as mais antigas do mercado, mas elas se mantém disponíveis por conta da qualidade. TVs desse tipo não são tão poderosas quanto as outras já citadas, mas elas entregam qualidade. A tecnologia funciona com um painel de iluminação traseira de diodos de luz. Caso a sua grana seja, ainda vale a pena investir.

Portas e mais portas

Quanto mais portas de conectividade, melhor. Por isso, busque por uma TV que possua entre 2 e 4 entradas HDMI e 2 ou 3 portas USB. Se você puder desembolsar um pouco mais de dinheiro, também pesquise por televisores com entrada LAN e Bluetooth. Modelos com as novas entradas HDMI 2.1 também são bem vindos.

O áudio é bom?

A maioria das TVs não possui sistemas de áudio com alta qualidade – algumas até oferecem recursos interessantes, mas nada que seja semelhante a um sistema externo de som. Se você acredita que a qualidade de som é importante na hora de assistir um filme, seriado ou vídeo no YouTube, saiba que é melhor adquirir algum dispositivo de áudio separadamente.

Mas calma, isso não é uma má notícia. As TVs vão oferecer qualidade de áudio, só que nada comparado a um aparelho voltado para essa experiência. Assim, se estiver procurando por uma TV com ótimo áudio, também pesquise por soundbars ou home theaters.

HDR sim!

O High Dynamic Range, ou HDR, é uma tecnologia que muitas TVs já aderiram, capaz de aumentar a qualidade das cores e contraste, criando uma imagem com movimentos mais fluídos. O HDR é responsável por aumentar significativamente o número de cores e isso resulta em uma imagem mais próxima do real. Ou seja, certamente é uma ótima opção buscar por televisões com HDR.

Sistemas operacionais

android tv

Atualmente, os sistemas Android TV (Google), WebOS (LG) e Tizen (Samsung) estão disponíveis na maior parte dos televisores do mercado. O WebOS e Tizen são melhores emparelhados com dispositivos LG e Samsung, respectivamente.

Já o Android TV é a melhor opção por ter integração com o Android, que é o sistema operacional de celulares mais usado do mercado. Mas a realidade é que, diferente dos celulares, esse fator não é tão decisivo para comprar uma televisão, já que as TVs têm basicamente a função de reproduzir conteúdo.

Relacionadas

10 dicas para aproveitar o melhor da Black Friday

Você quer saber como evitar ser enganado e se dar bem durante a Black Friday? Confira as nossas dicas!

Black Friday | 3 tipos de ataques phishing para ficar de olho e evitar armadilhas

Compre com segurança no maior evento do e-commerce brasileiro

“Esquenta Black Friday” garante bônus e descontos aos clientes TIM

A operadora já está preparando as ofertas da Black Friday

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site