Home > Dicas

Como evitar músicas duplicadas no Genius do iTunes

Saiba como deixar esse recurso do software mais esperto e descobrir o que ele vai tocar na sequência

Macworld/EUA

15/04/2011 às 16h55

Foto:

O recurso Genius Mixes no iTunes é ótimo: ele agrupa faixas em listas de reprodução sem que o usuário precise ter trabalho. Entretanto,  possui algumas falhas: não é possível visualizar quais canções estão inseridas ali, logo não é possível saber qual o próximo som. Alem disso, caso você tenha uma biblioteca pequena e queira ouvir o mesmo Mix por um longo tempo, as canções começam a se repetir, com arquivos duplicados. Mas é possível aproveitar o Genius Mix sem esses dois problemas.

Para os iniciantes, vale criar uma playlist (Arquivo, Nova Lista ou aperte Command+N). Em seguida, selecione o iTunes DJ na barra lateral – se ele não estiver lá, vá em iTunes, Preferências e, na aba Geral, habilite a caixa  do iTunes DJ na seção Mostrar. Na base da janela do iTunes DJ, selecione qual mix do Genius deseja usar, a partir do menu Fonte. Em Ajustes, escolha Exibir as 100 músicas seguintes e, na mesma janela, habilite a caixa Reproduzir as músicas com maior classificação mais frequentemente, para aumentar as chances de ouvir suas músicas  favoritas (presumindo que o usuário tenha dado notas boas  às suas músicas preferidas). 

 

geniusmixitunes01.jpg

Além de saber o que vem pela frente, o usuário pode tocar suas músicas favoritas com mais frequência

Agora entra a maneira inteligente de se livrar das duplicatas: selecione e depois arraste a primeira faixa da lista do iTunes DJ para lista que você criou anteriormente. Agora volte para o iTunes DJ, selecione todas as faixas (Command+A) e arraste os itens para a lista do usuário, na barra lateral. Uma caixa de diálogo aparecerá,  dizendo que faixas repetidas estão sendo adicionadas. Clique em Ignorar para evitar que essas sejam copiadas.

Agora a lista criada está com as músicas e sem duplicatas. Por causa desse movimento de arrastar as faixas, ela pode conter menos músicas do que o Mix original do Genius. O usuário pode, claro, redefinir a lista de reprodução, ordenando por avaliação ou removendo músicas com notas baixas, por exemplo, ou organizando por artistas e removendo as faixas que não quer ouvir.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail