Home > Dicas

Como evitar que a barra de tarefas do Windows 8.1 apareça nos apps Metro

Dicas simples ajudam usuários que não ficaram satisfeitos com todas as mudanças do Windows 8.1 Update.

PC World / EUA

22/04/2014 às 22h03

barrawindows81_435.jpg
Foto:

As pequenas melhorias da atualização lançada para os usuários do Windows 8.1 neste mês transformaram a interface de usuário futurista Modern, da Microsoft, em um sistema realmente amigável ao PC pela primeira vez. Mas, por mais bem-vindas que sejam essas mudanças, elas não funcionaram para todo mundo.

Apesar de o update tornar o Windows 8.1 muito mais “utilizável” com um mouse, ele também derrubou a parede separando o desktip e a interface antes conhecida como Metro. Isso é mais bem simbolizado pela barra de tarefas sempre presente do Windows 8.1 que, além de suportar tarefas como “pregar” e minimizar apps Modern – agora também aparece por todo o sistema, incluindo a tela Start e os apps no estilo Modern.

Como um fã do mouse, adorei; a barra de tarefas universal realmente ajuda a fundir as duas interfaces em um todo coerente, e melhorou muito a velocidade do meu fluxo de trabalho na hora de usar os apps Modern. Dito isso, nem a tela Start nem os apps Modern foram criados com a barra de tarefas em mente, e seu surgimento repentino algumas vezes pode cobrir elementos na tela em alguns aplicativos – especialmente se você mantiver sua barra de tarefa nas laterais ou no topo da tela. Além disso, apenas fica muito estranha nos apps Modern.

Mas não tenha medo! Como acontece com a maioria dos elementos do Windows, é fácil mandar a barra de tarefas universal para o esquecimento. Apenas não é muito óbvio como fazer isso.

Removendo a barra de tarefas universal do desktop do Windows 8.1

Para matar a barra de tarefas universal, você precisa matar a nova habilidade de abrigar os apps Modern.

Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas e então abra a barra. Vê a opção “Show Windows Store apps on the taskbar?”? Ela não menciona as propriedades universais da barra de tarefas, mas é o que você está procurando. Desmarque-a e então clique em OK.

Pronto! Agora a barra de tarefas só vai aparecer em seu ambiente desktop de sempre.

Desabilitar essa opção obviamente traz alguns problemas se você odeia a barra de tarefas universal, mas de forma parecida com a ideia de clocar os apps Modern no desktop. Felizmente também há uma solulão para isso. Simplesmente instale o ótimo programa ModernMix (US$5), da Stardock, um app que te permite rodar apps Modern em janelas desktop de verdade e oferece sua própria habilidades de “pregar” aplicativos na barra de tarefas.

Quando você tem um app Modern rodando em uma janela desktop com o ModernMix, aparece um ícone para o app na barra de tarefas – um que é separado do ícone “oficial” que aparece quando você não está usando o ModernMix. Esses ícones para abrir um app Modern no ModernMix podem ser “pregados” na barra de tarefas mesmo que você tenha desabilitado a opção “Show Windows Store apps on the taskbar”.

Mesmo que você planeje deixar a barra de tarefas intocada, ainda recomendo o ModernMix. Rodar apps Modern nas janelas de desktop é uma ótima habilidade, e o ModernMix é a chave para conseguir hoje os recursos mais esperados do Windows 9.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail