Home > Dicas

Como fazer a bateria de sua câmera durar mais

Você já perdeu uma ótima foto porque a bateria de sua câmera morreu sem aviso? Veja algumas dicas para fazê-la durar mais.

Michael King, PCWorld EUA

07/10/2011 às 14h25

Foto:

Se você já perdeu alguma foto porque a bateria de sua câmera “morreu” sem aviso, sabe como isso é frustrante. Mas não se preocupe: siga as dicas a seguir para fazer ela durar mais e continuar fotografando por mais tempo.

Leia também
» Entenda a linguagem da fotografia
» Como escolher uma câmera digital
» Como cuidar de sua câmera digital

Use o viewfinder: se sua câmera tem um LCD e um viewfinder (visor óptico), você pode economizar energia desligando o LCD e usando o viewfinder para compor as cenas. O LCD consome muita energia, especialmente os novos modelos de três polegadas.

Reveja as imagens depois: tente resistir à tentação de rever todas as fotos que tirou antes de chegar em casa. Novamente, usar o LCD por muito tempo aumenta o consumo de energia. Também recomendamos esperar até chegar em casa para apagar as fotos indesejadas, a não ser que o cartão de memória esteja quase sem espaço, porque o acesso a ele também consome bastante energia.

Diminua o tempo de exibição no LCD: outra forma de reduzir o consumo de energia é reduzir o tempo durante o qual a câmera mostra uma imagem recém-capturada. A maioria das câmeras exibe cada nova imagem por cerca de 5 segundos, mas muitas delas permitem reduzir o tempo, ou desligar completamente esta função. Você já entendeu o tema? Quanto menos você usar o LCD, mais tempo a bateria irá durar.

Use a economia de energia: se sua câmera tem um modo de economia de energia, ative-o. Assim, a câmera irá se desligar sozinha após um certo período de tempo se você se esquecer de fazer isso.

Desligue o autofoco contínuo: se você não está fotografando objetos em movimento, desligue o autofoco contínuo para economizar energia: neste modo a câmera usa constantemente um motor para mover a lente e manter a cena em foco. Use o foco manual se possível. 

Evite o flash automático: este sistema geralmente prevê direitinho quando a cena precisa de luz extra, mas não é perfeito. Se você está fotografando uma paisagem à noite, ou se está longe da cena, o flash terá efeito quase nenhum sobre a imagem final. Desligue-o. Um bônus: com isso, e com o passar do tempo, você irá aprender quando uma cena precisa ou não de flash, o que vai acabar levando a fotos melhores. Acredite.

Não deixe as baterias no frio: se você está fotografando em clima frio, irá descobrir que a bateria da câmera não dura tanto quando em climas mais amenos. Isso acontece porque a baixa temperatura deixa as reações químicas na bateria, que produzem a energia, mais lentas. Para evitar o problema, quando você não estiver fotografando mantenha a câmera “quentinha” no bolso do casaco ou junto ao seu corpo.

Cuide da bateria: se você vai guardar sua câmera por um longo período de tempo, remova a bateria. Se puder descarregá-la completamente antes disso, melhor ainda. Mas não a mantenha vaiza por muito tempo: tente carregá-la completamente e usá-la pelo menos uma vez por ano. Caso contrário ela pode “morrer” de vez.

Tenha extras: isso é para quando tudo o mais falhar: sempre carregue uma bateria de backup, carregada, para o caso da bateria principal se esgotar antes do tempo. Você pode encontrar pilhas e baterias extras para a sua câmera online, ou na mesma loja onde a adquiriu. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail