Home > Dicas

Como fazer a declaração do IRPF 2010 no Mac

Saiba como baixar os programas e instalar corretamente o ReceitaNet em computadores da Apple

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

01/03/2010 às 14h08

Foto:

Os softwares para a declaração do imposto de renda 2010 já estão disponíveis no site da Receita Federal para Mac e outros plataformas, como Windows, Linux e até Solaris.  Se você vai fazer sua declaração em um computador da Apple, confira os passos para baixar e instalar adequadamente os programas.

Download
São dois programas: IRPF 2010 e o Receitanet. Clique nos links para baixá-los. No caso do segundo software, o Receitanet, a versão disponível para Mac pede que o usuário siga um processo complicado, que solicita a inserção de um texto na linha de comando do Terminal. Para evitar tudo isso, baixe a versão multiplataforma do Receitanet (disponível no link incluído acima), que é muito mais fácil de instalar.

 

terminal
Receitanet via Terminal: processo desnecessário

Instalação
Depois de baixado o arquivo IRPF2010macOS (que vem compactado, com extensão tar.gz), basta clicar no ícone e seguir as informações, escolhendo o diretório no qual o programa será instalado e adicionando um atalho à área de trabalho, para facilitar o acesso.

Depois de  baixar o Receitanet na versão multiplataforma (arquivo em formato .jar), basta clicar no ícone e, depois, em Avançar, dentro do assistente de instalação do programa. Escolha o local no qual pretende instalar o arquivo, selecione Avançar novamente e, se desejar, crie um link na Mesa.  

 

irpf2010
IRPF 2010: escolha o local e crie um atalho para a Mesa

Agora é só preencher o programa com seus dados para a declaração (há um tutorial disponível nos formatos HTML ou Flash dentro da pasta do IRPF 2010, vale conferir), checar se há alguma pendência e clicar na opção Enviar, que utiliza o programa Receitanet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail