Home > Dicas

Como fazer apresentações a partir do iPad com o Keynote

Software da Apple agora traz muito mais recursos e opções em sua versão móvel; saiba como utilizá-lo no tablet ou com um monitor extra

Macworld / EUA

13/05/2011 às 11h20

Foto:

A versão para iPad do Keynote (US$ 10) não possui muitos dos atraentes recursos de sua versão para desktop. Mas o programa melhorou de forma notável desde seu lançamento, oferecendo agora muito mais controle de uma apresentação sem exigir que você olhe para uma tela externa. Assim, é possível realizar apresentações impressionantes no seu tablet e talvez até deixar seu notebook de lado, se você se preparar bem e saber o que esperar.

Deixe sua apresentação pronta
O Keynote no iPad consegue importar apresentações feitas no Microsoft PowerPoint ou no próprio Keynote para Mac OS X, mas em ambos os casos é provável que você perca muito durante o processo de importação. Diga tchau para algumas fontes, transições e construções não disponíveis no tablet, além do áudio e outros recursos. Por isso, sempre que possível crie suas apresentações diretamente no iPad. Se pretende usar gráficos, prepare-os com antecedência em seu Mac (a Apple recomenda o formato PNG) e os sincronize com o iPad por meio do iTunes.

A maneira mais comum de mover a apresentação para seu iPad é abrir o iTunes, selecionar o iPad, clicar na aba Apps e selecionar o Keynote. Arraste sua apresentação para a lista de documentos do Keynote. Então abra o programa no iPad, vá até a seção Gerenciador de Documentos (Document Manager), toque no ícone da pasta no canto superior direito e então toque na sua apresentação.

Um serviço chamado DropDAV torna esse processo mais simples ao permitir que os usuários do Keynote se conectem ao Dropbox por meio do WebDAV. O serviço é gratuito para usuários de contas gratuitas do Dropbox. Quem possui contas pagas tem uma taxa mensal entre 3 e 6 dólares.

Use uma tela externa
Se o seu público for muito pequeno – talvez você esteja mostrando seu portfólio para um cliente potencial ou dando uma rápida demonstração para seu chefe – é possível mostrar a apresentação no próprio iPad, ainda que sem a ajuda das notas de apresentação. Mas é mais provável que você conecte o tablet a um projetor ou outra tela/monitor. Para isso, será necessário usar um adaptador apropriado, que se liga ao conector de dock do gadget em uma saída e a entrada de vídeo na outra.

Você vai alcançar os melhores resultados (e a resolução mais alta) usando uma tela ou projetor, tanto com o Adaptador Digital AV (para telas com entradas HDMI; 39 dólares) ou Adaptador VGA (para telas com entradas VGA; 109 reais). Se estiver conectando com uma TV que não tenha entrada HDMI ou VG, é possível usar o Cabo Componente AV (39 dólares) ou Composite AV Cable (39 dólares) – ambos oferecem resolução mais baixa do que os adaptadores AV e VGA citados anteriormente.

presentipad01.jpg

Para evitar perder dados na importação, crie suas apresentações diretamente no iPad

 Com o iPad 2, tanto o Digital AV quanto o adaptador VGA permitem que seu tablet espelhe tudo de sua tela interna para a tela/monitor externa, o que pode ser útil se você quiser que sua apresentação inclua demonstrações de outros aplicativos do iPad ou conteúdo que não esteja dentro do próprio Keynote.

No entanto, vale lembrar que no iPad 1, em que não é possível “espelhar” a imagem, o próprio Keynote não produz o sinal de vídeo até que você aperte botão Play (que é provavelmente o que você quer). Não deixe que isso te confunda quando estiver se preparando para a apresentação e inicialmente não ver um vídeo em sua tela externa.

Se possível, quando estiver usando o iPad com uma tela externa, coloque-o em uma mesa ou apoio e mantenha-o parado durante a apresentação. É incômodo segurar um iPad que está conectado a uma tela, e se ficar muito animado com seus gestos manuais, corre o risco de o cabo acabar caindo. Se isso não for possível, use um cabo bem longo para aumentar sua extensão de movimentos.

Controle a apresentação
Ao apertar o botão Play, é possível usar o iPad para controlar a apresentação assim como fornecer sugestões extras para si mesmo (uma “cola” que o público não vai ver). Nos lançamentos iniciais do Keynote para o iPad, se tivesse uma tela externa conectada, você não podia visualizá-la no próprio tablet – o iPad funcionava apenas como um controle remoto e era preciso se posicionar de maneira a visualizar a tela externa. Felizmente, a partir da versão 1.3 foram incluídas várias opções para exibir suas apresentações, além de notas de apresentador no iPad.

presentipad02.jpg

 No modo Current and Notes, você pode ver suas anotações de apresentação abaixo dos slides

Para mudar o que está na tela do iPad ao usar uma tela externa, toque no ícone Layouts e então em um dos botões a seguir: Current (Atual; a construção atual do slide como mostrado na tela externa), Next (Próximo; a próxima versão, que pode ou não estar no slide a seguir), Current and Next (Atual e Próximo; as versões atual e futura colocadas lado a lado), ou ainda Current and Notes (Atual e Notas; a versão atual e qualquer uma das notas de apresentador acompanhantes).

Esse último layout é o único a exibir notas de apresentador, mas você pode complementá-lo ao tocar no botão no canto superior esquerdo para exibir uma lista de thumbnails de slide, que podem auxiliar na navegação (toque em um dos thumbnails para pular diretamente para o slide relacionado).

Se quiser avançar para a próxima versão ou slide, toque uma vez em qualquer lugar, ou deslize o dedo para a esquerda. Para voltar, deslize para o lado contrário. Um recurso extra legal do Keynote para iPad é o “apontador laser”: toque e segure seu dedo na tela do iPad para mostrar um ponto vermelho, que se move com o seu dedo na tela principal. Tire seu dedo da tela e o ponto desaparece. Isso é muito útil quando você quer chamar atenção para uma área em particular do slide. Para finalizar a apresentação (e desligar a saída de vídeo do programa), toque no ícone Close (Fechar).

presentipad03.jpg

 Use o "apontador laser" do Keynote para destacar pontos importantes de sua apresentação

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail