Home > Dicas

Como fazer backup e migrar arquivos de e-mail

Trocou de computador? Aprenda a fazer back-up e a transferir mensagens eletrônicas da sua máquina antiga para a nova

Macworld/EUA

19/03/2009 às 13h26

Foto:

O leito Javier Campos envou um e-mail dizendo que pretende comprar um novo Macbook Pro e que gostaria de saber como fazer o backup de seus dados e recuperá-los em novo equipamento. Aqui vai a resposta, que serve para muitos leitores.

Passada a euforia com o novo equipamento, é hora de migrar os dados, como as mensagens de correio eletrônico. Há duas formas de fazer back-up de seus e-mails quando quiser trocar de computador:

1) Ao configurar seu novo MacBook Pro,  você pode simplesmente conectar seu Mac antigo ao seu novo por um cabo FireWire e deixar que o Migration Assistant faça o trabalho sujo. Quando ele migrar seus dados de usuário do Mac antigo para o novo, vai carregar seus e-mails junto.

2) Você também pode fazer esse trabalho arquivando suas mensagens no Mail e então transferir esses arquivos para o novo equipamento. Seguem as instruções:

bkpemailinterna

No Mail, pressione Control + clique (ou botão direito do mouse) em Inbox e escolha Archive Mailbox no menu contextual. O formulário que aparecer pedirá um destino para salvar os arquivos exportados (chamados de arquivos “mbox”). Escolha uma localização e clique no botão Choose. O Mail vai criar a mesma quantidade de arquivos mbox de contas que você tenha na sua caixa de entrada. Então, por exemplo, se você tem contas do Gmail, AOL ou  MobileMe ou AT&T e caixas de entrada para cada uma delas, o Mail vai exportar quatro arquivos de mensagens, chamadas INBOX.mbox. INBOX-1.mbox, INBOX-2.mbox, and INBOX-3.mbox. Repita o procedimento para todas as caixas de e-mail que você quiser arquivar – enviadas, caixas de entrada inteligentes, e caixas de entrada que apareçam sob o título On My Mac, por exemplo.

Transferir esses arquivos para seu novo MacBook Pro - No computador novo, escolha File, Import Mailboxes, no aplicativo Mail. Na janela Import que aparecer, escolha Mail for Mac OS X e clique no botão Continue. No formulário que aparecer, selecione a pasta que contenha seus arquivos e clique em Choose. Uma lista com todos os arquivos de caixas de e-mail que o Mail pode importar vai aparecer na janela. Apague a seleção dos arquivos que você não quer importar e clique em Continue. O Mail vai transferir os arquivos para uma pasta Import sob o cabeçalho On My Mac na lista de pastas do Mail. Nesse ponto, você deverá clicar em cada uma das caixas de entrada para ver o que está nelas e então renomear as pastas para que elas reflitam apropriadamente as contas a que estão relacionadas – como Arquivo de Gmail, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail