Home > Dicas

Como fazer buscas e automatizar downloads de sites como Rapidshare

Serviços gratuitos permitem pesquisar downloads e até evitam que se tenha de esperar um tempão para o arquivo ser baixado.

William Marchiori, da PC World

04/02/2010 às 15h56

15Downloads_ilustra150.jpg
Foto:

15_downloads_150As revoluções da Web 2.0 tornaram a experiência de navegação muito mais agradável, mas também trouxeram algumas complicações que podem ser cansativas, como a longa espera por downloads de arquivos grandes.

Além de redes abertas de compartilhamento P2P, muitas empresas hospedam e compartilham arquivos de interesse geral e oferecem esses serviços nas modalidades gratuita ou paga. É o caso, por exemplo, da Rapidshare e Megaupload.

O problema é que os serviços gratuitos estão sujeitos a demora, limites de volume da dados e, claro, muita propaganda. Já quem decide pagar por eles conta com downloads instantâneos e sem limites.

Para tornar a vida de quem utiliza tais serviços mais fácil, PCWorld preparou duas dicas úteis para auxiliar na busca por conteúdo nessas redes e automatizar os downloads dos arquivos desejados.

Buscas
Nem todos os serviços de hospedagem oferecem um sistema para pesquisas de arquivos como o 4shared, que tem uma página especial para o recurso e interface em português do Brasil.

Para contornar tais limitaçõs é que entram alguns serviços como o FilesTube, que oferecem serviços gratuitos de pesquisas nesses sites.

O FilesTube é uma plataforma bem completa, com uma interface que lembra a do Google, a partir da qual se pode buscar arquivos em 13 dos principais serviços de P2P da web.

FilesTube

Na página inicial pode-se ver, por exemplo, os termos mais buscados do dia e do mês, além de uma lista dos arquivos mais recentes. O site também oferece dezenas de opções para filtrar os resultados, como site, tipo de arquivo, data, tamanho, relevância, entre outros.

Além disso, a página de resultados apresenta outras informações sobre os arquivos encontrados, como número de vezes que o arquivo foi baixado, tamanho do arquivo, link para o site de origem e até mesmo vídeos relacionados a ele.

Automatize o download
Com a ajuda do FilesTube, fica muito mais fácil encontrar os arquivos na web. Só que isso não elimina a segunda grande barreira: a maioria dos serviços são pagos para um download decente e, quem não quiser pagar, deve amargar longas filas e e se submeter a taxas de transferência para lá de indignas. Ou não.

Um busca rápida na web fará você identificar uma variedade de modos de burlar tais limitações. O problema é que a maioria das opções apontadas já não funciona mais ou deixam de funcionar assim que as redes P2P passam por alguma atualização de sistema.

Uma alternativa confiável é o programa JDownloader, que é desenvolvido em código aberto, escrito inteiramente em Java, para automatizar o download dos sites de hospedagem de arquivos. Há versões do aplicativo para Windows, Mac e Linux, todas em português.

O funcionamento é bem simples: basta copiar o link da página de download – não precisa nem colar no programa - e o arquivo aparece automaticamente na lista de downloads.

JDownloader

Para baixar o arquivo, basta clicar no ícone de download. Na maioria dos casos, o programa pula a espera e a verificação de imagem e começa o download instantaneamente.

Um dos melhores recursos é a possibilidade de realizar múltiplos downloads. Basta copiar vários links e fazer o download de todos, simultaneamente. É claro que a velocidade do download, a partir desse ponto, depende tão somente da conexão internet que se tem. Mas esse já é outro problema.

O JDownloader também detecta quando um único arquivo foi dividido em várias partes e faz o agrupamento automático, além de oferecer uma opção para extrair todos os arquivos quando terminar o download.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail