Home > Dicas

Instagram: como fazer upload de vídeo para o app direto do PC ou Mac

O Instagram é um app móvel que só permite interação pelo smartphone, mas explicamos como contornar isso usando um software como o Gamblr

Por Martyn Casserly, do IDG News Service

15/01/2019 às 8h37

instagram_app_625.jpg
Foto: Martyn Casserly/IDG

Embora o Instagram seja basicamente uma plataforma para smartphone, você ainda pode publicar vídeos no seu feed sem abandonar o conforto do seu PC. No tutorial abaixo, mostramos o software de que você precisa e o passo-a-passo para que você possa enviar vídeos para o Instagram a partir do seu laptop ou computador de mesa.

O que você precisará

O site oficial do Instagram não permite o upload de vídeos de um PC, apenas de um smartphone, por isso é preciso baixar alguns softwares que contornam o problema. Existem vários aplicativos disponíveis, mas o que vamos usar para este tutorial é o Gramblr, que é gratuito.

Visite o site do Gramblr e baixe a versão do seu sistema (tanto versões Windows quanto macOS estão disponíveis) e instale o programa. Você precisará criar uma conta e fazer login com seus detalhes do Instagram também.

Usando o Gramblr para fazer upload de vídeo

Quando a instalação e configuração estiverem concluídas, você verá a interface do Gramblr aparecer. No painel principal, há uma área onde você pode arrastar ou soltar imagens e vídeos que deseja carregar.Para fazer isso, abra uma janela do Gerenciador de Arquivos e navegue até a pasta onde seus vídeos estão armazenados. Tanto faz se estão no disco local, na nuvem ou em um pendrive. Arraste o arquivo escolhido para o painel principal do Gramblr e solte-o lá.

Agora ele ocupará o meio da tela, com algumas opções aparecendo ao redor dele. Na parte inferior, você verá uma linha do tempo. Deslize os dois marcadores redondos brancos para definir os pontos inicial e final do vídeo. Em seguida, é hora de destacar a seção do vídeo que você deseja exibir.

Editando o vídeo

Você verá três diferentes proporções listadas abaixo da imagem - Qualquer, 4: 3 e 1: 1 -, então selecione aquela que melhor se adequa ao seu vídeo. 1: 1 é o tipo quadrado usado para a maioria das imagens e vídeos que aparecem no feed do Instagram, mas você também pode usar 4: 3 para obter um resultado decente. Não há dimensões definidas, portanto que você pode fazer a caixa tão alta ou magra como preferir. Infelizmente não há opção para 16: 9, que é o formato para o Instagram Stories.

Com a taxa de proporção selecionada, vá até a própria imagem e arraste o ícone + para destacar a área destinada à sua criação. A configuração da proporção garantirá que a forma esteja bloqueada nas dimensões corretas. A direita da imagem, você verá um ícone de polegar para cima, que anteriormente estava vermelho. Depois de destacar o vídeo, ele ficará verde, então clique nele para continuar.

O último passo é inserir uma legenda, dar uma olhada no vídeo para ver se é o que você pretendia e depois publicá-lo no Instagram. Isso pode ser feito imediatamente ou agendado para um momento posterior se você selecionar uma das opções em  Upload On: .

Agora clique em Enviar (send) e o vídeo será carregado em seu feed para que o mundo inteiro aproveite.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail