Home > Dicas

Como ficar incógnito e apagar parte do histórico de navegação na web

A navegação privada disponível nas novas versões do IE, Firefox e Chrome pode ajudar você a esconder seus rastros na internet.

Lincoln Spector, PC World / EUA

18/03/2009 às 16h37

ApagarHistorico_ilustra150.jpg
Foto:

ApagarHistorico_ilustra150Selecionar e apagar seus rastros online costuma ser bem simples. Para usuários do Internet Explorer o melhor método é clicar em Ferramentas, Histórico para ver uma lista dos últimos sites visitados. Então, dentro desta lista, selecione um acesso que quer apagar, clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha excluir.

No Firefox pressione Crtl+H no teclado para abrir o painel do Histórico. Selecione a página a ser deletada, clique nela com o botão direito do mouse e exclua. Para excluir uma entrada diretamente da listagem no menu drop-down, deixe o cursor sobre o endereço web e pressione Delete no teclado.

Leia também:
> Redes sem fio: superguia para acabar com as dúvidas
> Formatar o HD pode estragar o disco rígido?
> 15 add-ons para Firefox 3.0
> Dicas para antes e depois da instalação do IE 8
> Dez truques para tirar melhor proveito do Chrome
> Conheça dos teclados mas esquisitos do mundo

Se você utiliza o Firefox 3.0, saiba que o item pode continuar no histórico mesmo após ter desaparecido da listagem. Se você começar a digitar o domínio indesejado na barra de endereços e o menu drop-down apontar o site, siga os passos acima para excluí-lo diretamente.

Porém, a nova geração desses browsers eliminará a necessidade de seguir esses passos. Todos virão com um modo especial que permitirá que você navegue em segredo e sem deixar rastros que possam ser seguidos, pelo menos não da forma tradicional. O IE 8 e o Firefox 3.5 (que substituirá o Firefox 3) trazer uma ferramenta de modo privado para ajudar os usuários a lidar com esta situação.

Para tirar proveito delas, veja como proceder.

ApagarHistorico_tela

Seleção do modo de navegação privada no IE 8

No IE 8, selecione Safety (no canto superior direito) e então clique em InPrivate Browsing. Uma segunda janela do navegador irá abrir, selecione InPrivate próximo à barra de endereços.

Se você estiver usando o Firefox 3.1, clique em Tools, Private Browsing. O Firefox irá salvar e fechar suas abas atuais e abrirá uma nova em branco. Desmarque a opção Private Browsing para fechar as abas e reabrir as que o Firefox salvou anteriormente.

O Google Chrome também tem uma função para lidar com navegação privada, denominado modo Incógnito. Para habilitá-lo, clique em Ferramentas e selecione Nova Janela Incógnita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail