Home > Dicas

Como gerenciar mais de uma biblioteca do iTunes em um mesmo PC

Pode ser complexo lidar com uma grande coleção de músicas quando se tem mais de um iPod e iPhone e apenas um computador.

LIane Cassavoy, da PC World/EUA

18/09/2009 às 17h30

itunes_bib_150.jpg
Foto:

itunes_bib_150.jpgUns gostam, outros odeiam, mas é inegável que o iTunes, da Apple, é uma ferramenta e tanto para organizar coleções multimídias. Porém, quanto mais conteúdo - ou players, sejam eles iPods ou iPhones (afinal muitas casas têm mais de um player e iPhone, mas nem sempre mais de um PC) - se tem, maior a chance de tudo ficam um tanto bagunçado.

Quem é organizado por princípio, é provável que mesmo com tanto conteúdo no PC não tenha dificuldade de localizar o que se quer ou criar listas de reprodução baseadas em tags (nome da música, autor, cantor/banda, álbum, ritmo etc.). Mas para os demais mortais, uma ajudazinha é sempre bem-vinda e o iLibs (http://pcworld.com.br/downloads/2009/09/21/ilibs) é uma opção a ser considerada.

Ele custa 20 dólares. Mas é possível usá-lo gratuitamente por 60 dias e só então por a mão no bolso caso ache que vale a pena. Que milagre ele faz? Simples: permite que o usuário cria bibliotecas múltiplas no iTunes e que podem ser sincronizadas em qualquer iPod ou iPhone.

Leia também: 
>> Digitalize seus arquivos para não perder sua memória multimídia
>> Melhore a capacidade de streaming de mídia do Windows
>> Como exportar músicas do iTunes para outros locais 
>> 15 downloads gratuitos para dar vida nova a um PC velhinho

Embora a interface do iLibs deixe muito a desejar (poderia ser mais bonitinha), o aplicativo em si é muito fácil de usar.

A primeira coisa a entender é que, embora use as bibliotecas do iTunes, o iLibs funciona separadamente e a parte mais difícil é lembrar que deve-se carregar esse aplicativo em vez do software da Apple.

O iLibs possibilita criar uma variedade de bibliotecas do iTunes para usuários distintos ou para diferentes gêneros musicais. Criar uma nova biblioteca é tão simples quando pressionar um botão. O software faz todo o resto, incluindo abrir e fechar o iTunes quando é necessário. O usuário seleciona que canções se deseja adicionar à nova biblioteca e então ela é carregada automaticamente.

ilibs_tela2.jpb

Também é possível usar o iLibs para atribuir bibliotecas criadas nele a diferentes usuários. Assim, se o um usuário compartilha o computador com seus filhos adolescentes, ele não será forçado a navegar pelas faixas que não são dele toda vez que for criar uma playlist nova.

As diversas bibliotecas criadas podem ser sincronizadas em diferentes iPods e iPhones, tornando fácil determinar que faixas o usuário deseja que esteja em seu tocador portátil. Claro que isso também pode ser feito no iTunes, mas o iLibs torna isso muito mais simples.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail