Home > Dicas

Como gerenciar várias redes sociais sem ficar maluco com elas

Para facilitar a vida do internauta, ferramentas agrupam e organizam informações de serviços como Orkut, Facebook, Flickr e Twitter.

Robert Strohmeyer, da PC World / EUA

08/09/2008 às 11h50

redes_sociais_150.jpg
Foto:

redes_sociais_150Se você é uma pessoa sociável que busca constantemente por sites novos ou que vive pulando de rede em rede, provavelmente está passando por uma espécie de fadiga social.

Mesmo se sua lista de amigos consiste inteiramente de pessoas que você realmente conhece, manter-se atualizado com a infinidade de fotos do Flickr, os recados do Orkut, textos do Twitter e as batalhas de zumbis (curioso recurso do Facebook) é praticamente um trabalho de tempo integral.

Para trazer a diversão novamente, serviços de gerenciamento de redes sociais – alguns ainda em fase beta – surgem rapidamente na internet.

Leia também: 
> Conheça as 10 características mais irritantes das redes sociais
> Redes sociais: como transformar acessos em receita
> Qual a melhor rede social para você?
> Por que o Orkut faz tanto sucesso no Brasil
> Como proteger-se de ataques de redes sociais 

O Yoono é um plug-in para browser, destinado a incluir abas para todos os seus amigos na maioria das redes sociais, como Facebook, Flickr e Twitter.

rede_social_01

Yoono: plug-in de browser ajuda gerenciar múltiplas redes sociais

O programa, que se aloja no canto esquerdo da janela do seu browser, o avisa quando mensagens são recebidas e fornece um único espaço para você postar novas entradas em seu blog, mandar mensagens instantâneas aos amigos ou até mesmo morder virtualmente alguém que você queira.

Outros serviços adicionam suas próprias características aos sites de rede sociais que você visita. O britânico Rummble.com, por exemplo, permite que o usuário adote uma interface do Google Maps para gravar onde você está e o que está fazendo, e adicionar essas informações ao Facebook, Flickr, Twitter, WordPress ou YouTube.

++++

O Sprout fornece ferramentas para criar um widget personalizado recheado de conteúdos de seus sites favoritos. E então você poderá incluir seu widget em seu blog, MySpace ou Facebook.

E o site Oosah o ajuda a gerenciar o conteúdo multimídia que você espalhou pela web. Este site recupera imagens, vídeos e músicas postados no Facebook, Flickr, Picasa e YouTube, e os deixa acessíveis por meio de uma única interface.

O internauta pode facilmente apagar ou adicionar mídias de e para vários sites com um único login. Alinhado com as tendências no gerenciamento de informações na web, ferramentas mashup como o Mash Maker, da Intel (www.mashmaker.intel.com) têm potencial para colocar todos os seus sites favoritos juntos.

Esse plug-in permite que você construa páginas personalizadas a
partir de qualquer conteúdo que tenha encontrado online, seja o perfil

de um amigo ou um feed de notícias. Usar o Mash Maker é mais complicado
do que abrir a barra lateral do Yoono, mas também é bem mais
personalizável.

rede_social_02

Sprout: widget recheado com seus sites favoritos

A abundância de sites de redes sociais se tornou demais para gerenciar, e mesmo os novos agregadores, em alguns casos, podem não resolver o problema. Outra solução para esse “mal social”, pode ser um site simples e discreto chamado Drop.io.

Sem perfis para gerenciar e nem listas de amigos para completar, o Drop.io permite compartilhar suas informações, como vídeos e fotos, apenas com quem você realmente deseja. Configure gratuitamente as caixas de diálogo e você poderá compartilhar 100 MB de fotos, músicas, vídeos e muito mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail