Home > Dicas

Como habilitar o modo escuro do iOS 13 no iPhone

Recurso inédito já está disponível na versão beta do sistema operacional, disponível por enquanto no modelo para desenvolvedores

Da Redação

07/06/2019 às 16h00

Foto: Apple

Foram anos de muita espera, mas o modo escuro nativo para iOS finalmente está entre nós. Ou quase isso: desenvolvedores com acesso prévio à nova versão do sistema operacional da Apple já podem testar essa e outras novidades. Um beta público será lançado em julho, e o lançamento oficial da plataforma deve acontecer em setembro.

O modo escuro traz tons menos iluminados em todas as janelas do software, e pode ajudar na economia de bateria, uma vez que não utiliza todo o potencial das telas - nos iPhones XS e XS Max, essa característica é ainda mais acentuada por causa do painel OLED. Na primeira instalação do iOS 13, o próprio sistema pergunta se você gostaria de habilitar ou não o modo escuro por padrão. Contudo, se você quiser ativar a opção posteriormente no iPhone, veja abaixo o passo a passo.

Lembrando que, por enquanto, a décima terceira versão do iOS só está disponível como um beta para desenvolvedores. Além disso, por se tratar de um modelo de testes do sistema, bugs e erros de funcionamento são esperados, uma vez que a Apple utiliza esse período para receber o feedback dos usuários.

Como usar o modo escuro em um iPhone no iOS 13

  1. Abra Ajustes.
  2. Desça a tela e vá em Tela e Brilho.
  3. Bem no topo da tela, haverá duas opções: Clara (Light) e Escura (Dark). Basta tocar na segunda e aguardar a transição.
  4. Por último, marque a chave Automático caso queira transitar entre claro e escuro automaticamente.

Você ainda pode definir um horário para que o modo escuro se ative sem que você precise fazer esse processo manualmente. Se marcar Automático, ele mudará as cores sempre que detectar que o dia está anoitecendo; se quiser um horário específico, toque em Opções e Horário Personalizado (Custom Schedule).

Há também uma terceira forma para habilitar o modo escuro. Desça a tela para exibir a central de notificações e toque e segure na opção de brilho. Quando a janela for ampliada, na parte inferior da tela haverá um botão para marcar a alternância automática entre claro e escuro a partir de um determinado horário do dia.

Com informações: 9to5Mac

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail