Home > Dicas

Como importar dados de um documento PDF para o Excel facilmente

Aprenda importar informações de um arquivo PDF e transformá-los em dados que suas planilhas possam manipular

Nando Rodrigues, editor da PC World

03/10/2008 às 19h01

Foto:

É bem provável que você já tenha recebido um arquivo PDF (ou mesmo encontrado algum na internet) com uma porção de informações bacanas, tabuladas e que você gostaria muito de transformar aquilo tudo em um belo gráfico no Excel. Só que os dados estão lá, como se fossem uma imagem, e copiar e colá-los diretamente para o Excel não funciona direito.

Saiba que há uma maneira bem simples de fazer isso, usando uma combinação de aplicativos do Office – com pequenos ajustes é possível fazer o mesmo usando o OpenOffice também.

A primeira coisa a fazer é selecionar os dados que você deseja importar do seu arquivo PDF.

O que fazer
No documento PDF, use o cursor para iluminar a área de dados. O resultado será algo como o mostrado na imagem abaixo:

pdf_excel_01.jpg

Copie a seleção para a área de transferência do Windows (Crtl + C).

Abra agora o Word e cole os dados na documento em branco (Crtl + V). O resultado será algo parecido como o que está abaixo:

pdf_excel_02.jpg

Selecione a área colada, clique em Tabela, Converter, Texto em tabela. No bloco Separar texto em, selecione Outro e substitua o conteúdo da caixa por um espaço em branco. Clique em OK.

pdf_excel_03.jpg

O resultado será algo parecido com o que mostra a figura abaixo.

pdf_excel_04.jpg

Selecione e copie todo o conteúdo do arquivo (Crtl + T e depois Crtl + C), abra o Excel, clique na primeira célula da planilha e cole o conteúdo (Crtl + V). O resultado será uma tabela sem formatação, como ilustrado abaixo:

pdf_excel_05.jpg

Basta agora ajustar a formatação e você terá seus dados para trabalhá-los como quiser. Não se esqueça de salvar seu trabalho.

pdf_excel_06.jpg

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail