Home > Dicas

Como instalar o beta do Android 10 Q no seu smartphone

Teste público do sistema operacional já está disponível para todos os usuários com aparelhos compatíveis. Veja como fazer a instalação neste passo a passo

Da Redação

07/05/2019 às 17h09

Foto: Google

Durante a conferência Google I/O para desenvolvedores nesta terça-feira (7), o Google lançou oficialmente a versão beta do Android 10 Q. Diferente dos modelos anteriores, que estavam disponíveis apenas a desenvolvedores, qualquer usuário Android com um aparelho compatível pode fazer o download desta versão.

Há duas maneiras para baixar o sistema: a tradicional, baixando as imagens de fábrica do sistema no dispositivo, ou pelo programa Android Beta. Abaixo, explicamos como funcionam esses caminhos, para que no final você decida qual deseja instalar a plataforma.

O que é a prévia/beta de desenvolvedor do Android Q?

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma prévia, a versão de um sistema operacional que ainda está em fase de testes e desenvolvimento. O Google, assim como a Apple e a Microsoft com seus respectivos softwares, lançam essas versões para que os próprios usuários digam o que pode melhorar, além do reporte de bugs e erros de funcionamento.

Por esse motivo, é normal que apareçam falhas durante a utilização, até porque o foco desse período beta é justamente permitir que os desenvolvedores conheçam melhor cada linha de código do sistema e aprimorem ou adaptem suas ferramentas para o novo modelo. Com isso, é fundamental reconhecer que a instalação do beta é de responsabilidade do usuário.

Quais smarpthones possuem suporte ao Android Q?

Por enquanto, somente os celulares da linha Pixel são compatíveis com os testes do Android 10. São eles: Pixel, Pixel XL, Pixel 2 Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL e os recém-lançados Pixel 3A e Pixel 3A XL. No entanto, o Google confirmou que outros 21 dispositivos de diferentes fabricantes poderão experimentar o sistema nos próximos meses até o lançamento oficial no segundo semestre. Entre as empresas estão OnePlus, Xiaomi, Techno, Asus, Huawei, Sony, Nokia, Oppo, LG, Essential, Vivo e Realme.

Neste site, atualizado periodicamente pelo Google, você pode checar se o seu smartphone já está elegível a baixar o beta do novo Android.

Como baixar o beta do Android Q

Programa Android Beta

O Google possui uma maneira simples para efetuar o download de versões de testes do Android. Basta liberar algumas autorizações para então começar a receber os updates, inclusive sem precisar efetuar esse processo manualmente para cada atualização. Siga as instruções abaixo:

  1. Visite o site google.com/android/beta e se inscreva no Programa Android Beta
  2. Vincule sua conta Google quando for solicitado
  3. Será exibida uma lista de dispositivos compatíveis. Desça a página e clique na inscrição do Programa Beta
  4. No smartphone, vá em Configurações > Sistema > Avançado > Atualização de Sistema para checar os downloads disponíveis. O arquivo do Android Q deve aparecer em alguns minutos

A qualquer momento é possível deixar de receber novos updates do Android Q. Para isso, será preciso realizar todo o passo a passo anterior, mas na terceira instrução, em vez de clicar para se inscrever, clique na opção de remover o cadastro. Além disso, se você fez parte do Programa Beta nos Androids Oreo ou Pie, você precisará se inscrever novamente pelo site do Google.

Baixar as imagens de fábrica de sistema

A segunda maneira de instalar o beta do Android Q no smartphone é salvando os arquivos de imagem da plataforma diretamente no celular. Neste site estão disponíveis os conteúdos, e nesta outra página um guia completo do que fazer. Só que vale o alerta: por esse procedimento, todos os dados armazenados no aparelho serão apagados - é como se você resetasse o dispositivo para o padrão de fábrica.

Outro aviso importante é que baixar as imagens de fábrica no aparelho pode fazer com que algumas informações sejam perdidas aleatoriamente, uma vez que não são disponibilizadas atualizações over-the-air. Neste caso, elas precisam ser instaladas manualmente.

Com informações: Pocket-lint

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail