Home > Dicas

Como instalar software no Mac

Alguns programas confundem novatos na hora da instalação, que é diferente do mundo Windows.

Macworld/EUA

26/06/2008 às 17h54

img2_pp.jpg
Foto:

Um dos fatores mais legais do Mac é sua simplicidade para instalar aplicativos. Basta arrastar e soltar a aplicação da imagem de disco montada em sua Mesa para a pasta de Aplicativos (ou para a pasta que você quiser) e pronto.

Alguns programas mais complexos, como o VMware Fusion ou alguns drivers, como impressoras, mouses e pranchetas gráficas, requerem o uso de um instalador. Na maioria das vezes, esse aplicativo de instalação irá pedir uma senha de administrador. Mesmo assim, é um processo rápido e fácil.

Entretanto, nem sempre é desse modo, pelo menos para usuários vindos do Windows. Muitas vezes, a migração para a plataforma Mac pode ser difícil quando os desenvolvedores do programa assumem que o usuário tem certo nível de conhecimento.

Alguns é o caso de um conhecido da equipe da Macworld. Um amigo estava com problemas para instalar o recém-lançado Firefox 3. Ele baixou a imagem de disco e a montou no desktop, e então "travou". Ele sabia que tinha que copiar o programa para seu disco rígido, mas não conseguiu entender o que realmente tinha que fazer.

O que impediu o nosso amigo de prosseguir foi o design da imagem de disco. Quando os programadores criam uma, eles também podem criar uma imagem de fundo e posicionar seu software sobre ele, deixando tudo com uma aparência profissional. No caso do Firefox 3, veja como a imagem de disco montada aparece:

Instalação do Firefox no Mac: arrastar e soltar

++++

Agora, se você já usa Mac faz tempo, a imagem anterior é clara para você. Basta clicar e arrastar para a esquerda o ícone do Firefox e soltar sobre o atalho da pasta Aplicativos.

O que confundiu o novato foi o jeito que as coisas apareceram. O ícone estava tão integrado ao fundo que ele imaginou que ele achou que aquilo era  uma imagem demonstrando o que deveria ser feito, não exatamente o programa pronto para instalar.

Compare com a experiência em uma máquina com Windows. Depois de baixar o Firefox 3, o ícone de setup do Firefox aparece na área de trabalho. Dois cliques e o instalador abre, com uma tela parecida com esta:

Instalação do Firefox no Windows: programa faz a tarefa

++++

Depois, basta clicar em Próximo algumas vezes, Instalar, e pronto. Essa é a norma no mundo dos PCs.

Só que a facilidade de arrastar e soltar nos Macs é nova para o nosso amigo. Ele até acha que instalar a atualização do VMware Fusion para seu Mac foi "mais fácil de fazer" que o Firefox novo. Isso ocorre porque o Fusion usa um instalador da Apple, que resulta em um processo muito mais parecido com o Windows, com instruções e botões para completar a instalação.

Então, o que a Fundação Mozilla, que faz o Firefox - e os desenvolvedores para Mac em geral - para resolver isso? Deveriam usar um instalador, mesmo quando o programa não requer? Não é o que achamos. A Mozilla (e os outros) devem copiar algo que outros desenvolvedores já fizeram, como o exemplo abaixo:

Firefox 3: como poderia ser a instalação no Mac

++++
Um bom exemplo de um desenvolvedor que faz do jeito certo é Doug Adams, criador do Doug AppleScripts para iTunes. Veja como é a página do Needle Drop, por exemplo, para ver uma tela da janela da imagem de disco.

Além dos gráficos, o texto explica exatamente o que o usuário tem que fazer, o que deve acabar com todas as dúvidas sobre a instalação do software.

Instalar software no Mac é um processo simples: os desenvolvedores só precisam lembrar que nem todo mundo usa Mac é usuário faz tempo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail