Como instalar uma placa gráfica potente em um gabinete muito fino?

Saiba como colocar sem grandes problemas uma GPU que não se encaixa em seu gabinete fino ou ThinClient.

Foto:
https://pcworld.com.br/como-instalar-uma-placa-grafica-potente-em-um-gabinete-muito-fino/
Clique para copiar

Dúvida do leitor Marco Aurélio, enviada por e-mail.

placa_circuitos150


"Gostaria de saber se existe alguma placa de vídeo que encaixe em gabinetes SLIM. Como solucionar o problema do pouco espaço disponível para instalação da placa?"

PC WORLD: Para obter o desempenho e grau de realismo que os jogos para PC mais atuais exigem, é necessário que o computador possua uma placa gráfica (GPU) mais potente.

Para alcançar tal poder de fogo, os fabricantes têm produzido GPUs de maiores dimensões, para acomodar processadores gráficos mais rápidos, mais memória e também um sistema de arrefecimento compatível com o calor produzido.

Leia também:
> Placas de vídeo: o que você deve saber antes de comprar
> Entenda como as GPUs funcionam

Contudo, o tamanho dos gabinetes dos desktops caminha na direção contrária e está cada vez menor. Tudo para entregar soluções visualmente mais agradáveis, cômodas, de fácil movimentação, mais finas e com design diferenciado.

O problema, portanto, consiste em conciliar gabinetes e motherboards de pequenas dimensões com as enormes placas gráficas.

Fixada na posição normal, as GPUs, às vezes, ocupam o espaço de mais de um slot. Uma solução pode estar na posição em que a placa gráfica vai ser instalada.
++++
Com os extensores (ou Riser Cards) é possível alterar o ângulo ou mesmo a posição da placa gráfica dentro do gabinete, eliminando a necessidade de troca de placa-mãe ou gabinete.

riser_card_350

Extensores: encontrados em vários modelos e inclinações são instalados nos slots PCI ou AGP

O extensor se conecta ao slot (PCI Express ou AGP) e fornece uma outra saída para ser encaixada a placa. Há inclusive Riser Cards com partes flexíveis, como um cabo IDE, permitindo o ajuste perfeito da sua placa.

Por isso, na hora da compra é preciso checar qual o tipo de conector de sua placa mãe (informação contida no manual da placa ou site do fabricante) e procurar por um extensor que seja compatível.

Além disso, assegure-se de que, as dimensões do extensor e da GPU somadas não ultrapassem a área interna disponível no gabinete.

e_mail_70

Tem uma dúvida? Então envie uma mensagem para a equipe da PC World

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site