Home > Dicas

Como investir seu 13º salário

Cinco sites ajudam aproveitar melhor o dinheiro extra que chega no final do ano.

Juliano Moreira, do IDG Now!

27/11/2009 às 17h08

dinheiro_internet_150.jpg
Foto:

dinheiro_internet_150.jpgO fim do ano já bate à porta dos brasileiros, e o 13.º salário vem para aliviar pelo menos um pouco o bolso do cidadão. Pagar as dívidas, realizar um investimento ousado ou aplicar os recursos na poupança: qual o melhor destino para o dinheiro?

Pergunte à internet.

Para começar, é importante entender que não existe fórmula única para todos os investidores. A melhor solução é estudar com profundidade as opções do mercado.

"Quando vamos lidar com algo novo, devemos estudá-lo gradativamente. Tratando-se de finanças, queremos segurança mais do que qualquer outra pessoa", explica o professor da Investeducar, Márcio Rodrigues.

Cenário singular
Rodrigues lembra que o cenário atual é singular. A taxa de juros dos fundos de investimento é pouco atrativa, a renda variável oferece melhor remuneração e a bolsa vive um bom momento.

Pensar nos investimentos torna-se, portanto, ainda mais importante. "Investir não significa apenas retorno, mas sim disciplina e planejamento para o futuro", lembra o professor.

Se a opção for pela melhor remuneração, o investidor poderá considerar alternativas mais arrojadas, como bolsa, fundos e clubes de investimento. Em todos os casos, informação é fundamental.

Confira nossa seleção de 5 sites que podem ajudá-lo a investir bem o seu 13.º e não passar aperto nas festas de final de ano, nem diante das primeiras contas de 2010.

Comoinvestir - Desenvolvido pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID), este portal tem como foco esclarecer ao usuário as vantagens de cada tipo de investimento, com dados sobre operação e desempenho. O site é dividido por tópicos como Mercado de ações, Fundo DI, Home Broker entre outros, tudo descrito de forma didática para o investidor iniciante. Um extenso glossário, além de enquetes e notícias sobre o mercado financeiro, completam o serviço.

Bovespa - A BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) criou simuladores para ajudar os investidores e demais interessados a entender, na prática, como funciona o mercado de ações, derivativos e títulos públicos. Podem ser simuladas diversas operações, aplicando os conceitos básicos do mercado e mostrando como é o dia-a-dia de uma bolsa.

Banco Central - Com um conteúdo totalmente didático, o site dá opções de simulação de investimentos levando em conta o panorama econômico do Brasil. O portal traz informações sobre moeda, índices da bolsa, bancos e consórcios, e apresenta de forma sucinta os primeiros passos da legislação financeira do país.

Portal do Investidor - O site, criado pelo Ministério da Fazenda em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), possui vídeos com especialistas do mercado, testes e histórias, além de simuladores de investimentos. É organizado em quatro seções - investidor, acadêmico, jurídico e investidor estrangeiro -, feitas para atender aos diversos perfis de interesse.

Icatu Hartford - Tem simulador de aposentadoria, investimentos futuros e orientação
e benefício fiscal. Ele se originou da união do Grupo Icatu com o
grupo norte-americano The Hartford. Mais que informações e dicas sobre o mercado financeiro, o site oferece mapa de desempenhos da bolsa e dos fundos em geral.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail