Home > Dicas

Como lidar com alertas suspeitos de segurança

Sites que mostram mensagens dizendo que seu Mac está com vírus buscam vender programas falsos de proteção

Macworld/EUA

11/08/2009 às 16h35

Foto:

Um leitor enviou uma dúvida perguntando se o Mac dele estaria infectado por algum vírus. Segundo ele, após acessar um link de uma busca feita no Yahoo, uma mensagem de alerta teria aparecido na tela.

Se o mesmo aconteceu com você, não se preocupe. O seu Mac não foi invadido, nem infectado. Isso que aconteceu se chama “scareware”. São falsos alertas inseridos em páginas da internet para atormentar usuários e vender programas antivírus (na grande parte das vezes, falsos).

Usuários mal-intencionados acabam conseguindo invadir alguns sites e criam códigos para redirecionar o usuário para outro site. Esse site passa a exibir uma sequência de mensagens dizendo que um vírus foi encontrado. Talvez seja oferecido para você baixar um software antivírus para acabar com o problema. Se você fizer o download do arquivo, provavelmente receberá um programa nocivo.

scareware_original.jpg

Típica janela de scareware

De qualquer forma, esse tipo de malware é perigoso para usuários do Windows, mas não costuma afetar sistemas com Mac.

Infelizmente a grande quantidade de pop-ups recebidos pode dificultar no fechamento do navegador. Tente clicar em Cancelar ou Ok em todas as janelas ou feche todas de uma vez clicando o lado direito do mouse e selecionando Encerrar.

O lado bom é que sabemos que os grandes buscadores, como o Google e Yahoo, trabalham para combater essas páginas chatas que incomodam tantos usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail