Home > Dicas

Como lidar com janelas no Windows usando apenas o teclado

Para quem gosta de atalhos, maximizar, minimizar e até restaurar uma janela pelo teclado é bem simples.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

27/05/2009 às 16h22

windows_a_fundo_150.jpg
Foto:

windows_a_fundo_150.jpgConhecer e usar atalhos de teclado é uma forma inteligente de reduzir a quantidade de ações que o usuário precisa fazer para interagir com programas do Windows e chegar mais rapidamente ao que deseja.

É bem provável que você, mesmo sem pensar, utilize uma série de atalhos no dia-a-dia ao navegar na web, alternar entre programas aberto, copiar e colocar texto e muito mais.

Infelizmente, não existe uma forma de maximizar uma janela no
Windows usando apenas uma tecla. Mas com duas já é possível fazer
bastante coisa. Para efetuar tal ação, pressione ALT, ESPAÇO (em outras palavras, segure a tecla ALT e então pressione a barra de espaço).

Leia também: 
>> Como abrir o gerenciador de tarefas no Vista com um comando só
>> Conheça os cinco melhores atalhos para o iTunes
>> 41 atalhos no Windows que você precisa conhecer

Isto fará surgir um menu do sistema – aquele mesmo que você vê quando clica com o botão direito do mouse sobre o ícone de alguma janela aberta na barra de tarefas.

maximize_shortcut.jpg

Então quando vir o menu, pressione X e a janela será fechada. Se você pressionar N a janela será minimizada, e se ela já estiver maximizada, pressione R para restaurar o tamanho padrão.

E se no caso for uma janela de um documento dentro de um aplicativo? Assumindo que a aplicação suporta uma Interface Múltipla de Documento (MDI), pressione ALT, - (em outras palavras, segure a tecla ALT e então pressione a tecla correspondende ao hífen), e o menu irá surgir. Então siga as mesmas instruções anteriores.


Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail