Home > Dicas

Como localizar e apagar uma entrada no Registro do Windows

Mexer com dados do Registro requer muito cuidado e algum conhecimento técnico. Mas uma faxina nele pode tornar o PC mais rápido.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

11/11/2009 às 17h45

windows_fix_150.jpg
Foto:

windows_fix_150Um famoso ditado afirma que em time que está ganhando não se mexe. Adaptada ao universo da informática, esta frase ficaria assim: se estiver funcionando, não mexa.

Mas, não raro, alguns usuários quando precisam liberar espaço no HD ou quando vão apagar arquivos pessoais se deparam com bibliotecas DLL, arquivos de sistema e até mesmo alguns aplicativos que não sabem para que servem. A tentação de deletá-los para liberar alguns bytes preciosos e muito grande e, acredite, tem gente que faz isso. Os problemas que isso pode acarretar são inúmeros e imprevisíveis.

Uma das razões que fazem alguns desses arquivos ficarem ocultos é justamente evitar que o usuário fique tentado a fazer algo com eles, como modificar seu conteúdo ou mesmo removê-los do sistema. Mas se o Windows Explorer estiver configurado para exibir arquivos ocultos eles estarão lá, esperando que um usuário desligado qualquer faça o que não deve.

Leia também:
> Descubra até os mais ocultos segredos do seu computador com Windows
> Dez ferramentas de segurança indispensáveis para PCs com Windows
> Como remover um programa indesejado que não tem desinstalador?
> O que o Windows faz quando cria um ponto de restauração?

Raciocínio semelhante pode ser aplicado às entradas do Registro do Windows. O Registro é uma biblioteca na qual o sistema operacional armazena informações sobre configuração de todos os aplicativos subordinados a ele.

Toda vez que um software é instalado no Windows, ele cria entradas no Registro, com informações referentes à sua configuração. Na teoria, se um aplicativo é removido, o assistente de instalação do próprio aplicativo deveria remover do Registro todas as referências à aplicação que está sendo eliminada. É possível usar ferramentas que ajudam na remocão de aplicativos para os quais não se tem um desinstalador. Na maioria dos casos, as entrados do Registro serão corretamente eliminadas.

Na prática, porém, nem sempre isso acontece e, com o passar do tempo, o Registro vai acumulando entradas inúteis e/ou inválidas, além das informações realmente necessárias para que um determinado software funcione.

O principal problema disso é que o sistema tende a ficar mais lento. Quando o Windows deve localizar uma determinada informação, torna-se necessário varrer esse imenso banco de dados.

Mesmo assim, apagar uma entrada no Registro do Windows pode ser um processo muito perigoso, quando não se sabe exatamente o que está fazendo. O resultado pode ser uma aplicação que passa se comportar mal ou que pode simplesmente não rodar mais. No pior dos casos, o sistema pode ficar completamente comprometido.

Existem várias razões para que um PC fique lento e é conveniente checá-las antes de tomar uma medida mais drástica. Se já fez tudo o que podia e mesmo assim acha que as coisas não estão como deveriam, o problema pode estar no Registro do Windows.

Independentemente do seu conhecimento de informática e de quanta certeza sobre o que deve ser feito você tiver, recomendamos que antes de mexer no Registro você faça um backup geral do sistema e do Registro. Caso algo saia errado ou diferente do que se havia planejado, você poderá voltar o sistema para o estado anterior.

Além disso, pode-se contar com a ajude aplicativos desenvolvidos para avaliar e limpar as entradas inválidas ou que não são mais usadas no Registro automaticamente. Vale experimentar os gratuitos Eusing Free Registry Cleaner ou Glary Registry Repair.

Agora, se você é do tipo aventureiro, possui conhecimento técnico suficiente e quer apagar as entradas do Registro do Windows na unha, , veja abaixo como proceder.

Depois que tiver feito o backup, clique em Iniciar, Executar, digite regedit e pressione Enter. Então a janela do Editor do Registro irá abrir, e você terá de procurar pela chave que quer apagar.

Registro tela 03

Obviamente, você também deverá saber o nome da chave que procura, ou seu endereço (que pode ser visto no painel esquerdo), procurando pasta por pasta. Ou então você pode pesquisar pressionando a tecla F3 e digitando o nome.

Registro tela 05a

No painel esquerdo estão as pastas e no direito as chaves

Observe as chaves que irão aparecer no painel do lado direito e quando encontrar a que procura, clique com o botão direito do mouse sobre ela, selecione Delete – verifique novamente se não irá apagar nenhuma chave importante – e pressione Sim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail