Home > Dicas

Como manter a temperatura interna do seu computador em níveis adequados

Leitor instalou nova placa e diz o PC começou a esquentar demais. Quer saber como fazer as coisas voltarem na normal.

Flávio Xandó, especial para PC WORLD

02/12/2008 às 15h29

PC_quente_150.jpg
Foto:

PC_quente_150.jpgDúvida do leitor Thomaz Gabriel, recebida por e-mail
“Comprei uma placa-mãe Asus M3A e, após sua instalação no PC, noto que o computador está apresentando uma temperatura que varia entre 65º e 70º Celsius. Isso é normal ou ela está com a temperatura acima do desejado? O que devo fazer para que que ela volte à normalidade?”

PC WORLD: Você não explicou com precisão se a temperatura anotada é a placa-mãe ou da CPU (processador). Existem muitos programas quer permite monitorar a temperatura interna dos componentes do PC, entre eles o gratuito Motherboard Monitor.

Em geral, esses pequenos utilitários mostram tanto a temperatura do processador quando da placa-mãe.

Leia também: 
> Como fazer um inventário no computador
> Melhore o desempenho do PC com overclocking
> Faça ajustes no Windows para um boot mais rápido

Caso a temperatura informada seja a da motherboard, saiba que está extremamente alta e que isso pode indicar algum dissipador de calor do chipset solto ou mal encaixado.

Se for temperatura do processador, é preciso saber se ela foi registrada em repouso – quando o chip é pouco requisitado – ou se em alta carga de solicitação (muito processamento).

O processador AMD Phenom X3 de 2,1 GHz, por exemplo, pode chegar a essa temperatura em pico de uso e isso não representa problemas.

Ainda assim, um bom cooler pode resolver a questão. Geralmente os coolers que acompanham de fábrica os processadores são apenas razoáveis. Há alternativas no mercado a partir de 50 reais que fazem pequenos milagres, reduzindo em até 20ºC a temperatura do processador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail