Home > Dicas

Como manter os dados do MacBook protegidos durante suas viagens

Dicas simples auxiliam usuários a restringir o acesso a arquivos, músicas e fotos e a compartilhá-los de forma correta durante as férias ou em deslocamentos a trabalho

Macworld / EUA

30/06/2011 às 12h29

Foto:

Seja com o leve e portátil MacBook Air ou com um pouco mais pesado MacBook, é comum levar o notebook durante as viagens - mesmo no período de férias. O problema é que muitos esquecem de mudar as configurações dos Macs quando saem de sua rede regular para algo mais público. As configurações que facilitam sua vida na hora de compartilhar arquivos, músicas e fotos em casa ou no escritório também deixam as coisas mais fáceis para estranhos acessarem seus dados quando você está em uma cafeteria, por exemplo. Veja abaixo o que é preciso fazer para certificar-se de que seu Mac não está vulnerável enquanto você viaja.

Desabilite o compartilhamento de arquivos
O primeiro passo para ter certeza de que você não compartilha mais do que deseja é ir até as Preferências de Sistema (System Preferences), selecionar o painel Compartilhamento (Sharing), e então desabilitar a opção de Compartilhamento de Arquivos (File Sharing). Isso vai garantir  que ninguém tenha acesso aos seus arquivos ou que coloque arquivos no seu Mac.

Se preferir manter o File Sharing habilitado por estar compartilhando arquivos com companheiros de viagem, vá então ao painel Sharing e mude as permissões de Todos (Everyone) para Sem Acesso (No Acess). Dessa maneira, as pessoas com quem você compartilhou seu nome de usuário e senha (ou para as quais você criou contas separadas em seu Mac) ainda poderão se conectar.

macbookair300

MacBook: altere as configurações e proteja o conteúdo

Desligue outras opções de compartilhamento
Enquanto estiver no painel Sharing, é uma boa hora para também verificar se não há opções desnecessárias de compartilhamento ativadas. Por exemplo, se você nunca utiliza o Login Remoto, Gerenciamento Remoto ou compartilhamento de DVD, Internet, Bluetooth, certifique-se de que essas caixas não fiquem marcadas/selecionadas. E você certamente também não vai querer permitir o Compartilhamento de Tela (Screen Sharing) sem a necessidade de senha.

Agora você está seguro, certo? Não tão rápido! Se preferir manter seus dados realmente privados, há algumas outras coisas que também precisam ser ajustadas.

Mantenha o iPhoto para você
Se você está abrindo o iPhoto para importar imagens de suas viagens, talvez queira verificar se não está transmitindo acidentalmente as fotos da sua família para quem quiser ver.

Nas preferências do iPhoto (iPhoto, Preferences), clique na aba Compartilhamento (Sharing) e certifique-se de desmarcar a opção Compartilhar Minhas Fotos (Share My Photos).

iTunes de modo seletivo
Você terá de fazer uma mudança parecida se não quiser que seu Mac funcione como uma jukebox remota para qualquer pessoa que esteja na mesma rede Wi-Fi, mas ainda assim curtir um som no programa. Clique na aba Sharing nas preferências do iTunes e desmarque a opção Compartilhar Minha Biblioteca em Minha Rede Local (Share My Library On My Local Network).

Com o iTunes e o iPhoto, você tem a opção de exigir compartilhar uma senha, em vez de simplesmente desabilitar o compartilhamento dos programas.

Mas desligar o Sharing é obviamente a opção mais segura, pois você não precisará ter medo de alguém descobrir sua senha e ter acesso as suas músicas ou fotografias.

Compartilhamento seguro na estrada
Note que, apesar das suas preparações, você ainda pode descobrir que computadores de outros usuários estão tentando transmitir informações para o seu Mac. Outros computadores podem aparecer na barra lateral Compartilhado (Shared) no Finder, e outras bibliotecas de músicas e fotos podem aparecer no iTunes e no iPhoto, respectivamente. Apesar de você poder vê-las, isso não significa que elas possam ver você ou seus dados. Por isso, desde que desabilite os recursos de compartilhamento que poderiam tornar seus dados acessíveis publicamente, pode ter certeza que seu Mac está seguro .

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail