Home > Dicas

Como migrar dados do PC para o Mac com rapidez

Conheça as alternativas para transferir dados do seu PC com Windows antigo para o disco rígido de um novo Mac.

Macworld/EUA

29/12/2008 às 7h33

Foto:

Migrar os dados de um PC para Mac pode parecer uma operação complicada, mas não é. E existem diversas maneiras para fazer isso (dependendo do equipamento que você tem), tanto pagas como gratuitas.

Se você tem um disco rígido USB externo à mão, pode usá-lo para copiar os arquivos do PC para o Mac – não se esqueça de formatar o HD para que possa ser usado nas duas máquinas (Faça isso com o Utilitário de Disco, na pasta Utilitários: selecione o drive no painel esquerdo da janela do programa, clique na aba Excluir, e escolha como Formato de Volume a opção Sistema de Arquivos MS-DOS (FAT).

Clique em Excluir para concluir o processo (e lembre que isso apaga todos os dados no HD, então garanta que o disco não tenha dados importantes que você queira guardar). Com o drive formatado para Windows, ejete-o do Mac, conecte-o ao PC e copie os arquivos que deseja. Ejete o disco do PC, conecte ao Mac e copie para o disco rígido do PC, finalizando o processo.

Essa solução do HD externo é boa se você sabe onde encontrar todos os arquivos no PC e tem a paciência de arquivar os e-mails, exportar os favoritos do browser e garantir que todos os arquivos, incluindo fotos, vídeos e músicas, serão copiados para o disco externo para serem levados ao Mac.

Se você não tem um disco externo, pode criar rapidamente uma rede entre as duas máquinas ao conectar um cabo Ethernet entre elas, ligar o compartilhamento de arquivos entre PC e Mac e copiar os arquivos do computador A para o B. Fazer isso requer conhecimento básico em compartilhamento de arquivos no Windows e no Mac OS.

Uma outra alternativa por cabos é usar o Switch-To-Mac, da Belkin (custa 50 dólares nos EUA). Você instala o software que vem com o cabo nos dois computadores (requisitos mínimos: OS X 10.4 no Mac e XP ou Vista no PC). Na maior parte do processo, o software para Mac que faz o trabalho sujo.

Você diz ao aplicativo que arquivos deseja copiar do PC para o Mac – fotos, música, e-mail, contatos, calendários, documentos, papéis de parede, favoritos do Internet Explorer e até pastas que você deseja. Uma vez configurado o software, conecte o cabo às portas USB dos dois computadores e inicie o processo.

Como resultado, o programa coloca os arquivos no lugar certo – músicas no iTunes, fotos no iPhoto, favoritos no Safari e por aí vai.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail