Home > Dicas

Como mover corretamente bibliotecas do iTunes

Se o disco rígido está cheio de músicas e vídeos, é hora e mover os arquivos. Saiba fazer isso e evite mensagens de erro

Macworld/EUA

08/03/2010 às 11h16

Foto:

Enquanto sua biblioteca do iTunes não para de crescer, o disco rígido fica cada vez mais lotado. Uma hora não caberá mais nada e você terá de mover suas músicas e vídeos para outro lugar. Esse procedimento é simples, mas é preciso saber fazer para evitar problemas.

Movendo apenas a pasta iTunes Media

Por padrão, os arquivos da biblioteca do iTunes estão localizados na pasta iTunes, dentro da pasta Musica do diretório raiz. Na pasta iTunes, há outra pasta chamada iTunes Media. Este é o lugar onde todos os gigabytes de músicas e vídeos ficam armazenados.

Observação: Se você ainda não atualizou o iTunes, poderá encontrar a pasta iTunes Music no lugar da iTunes Media. Além disso, se a opção padrão para copiar arquivos importados para o iTunes estiver desmarcada, seus arquivos devem estar espalhados pelo disco.

itunes390

Bibliotecas do iTunes: veja quais pastas precisam ser copiadas na migração

A pasta iTunes Media será a única que iremos mover. Todos os outros itens e pastas, como a iTunes Library e iTunes Music Libray.xml devem ficar onde estão.

Olhe antes de mover
Antes de ser "apressado" e querer copiar a pasta iTunes Media para outro disco ou partição, a Apple explica como funciona esse processo em uma página de suporte. Basicamente o que deve ser feito é:

1.    Mova a pasta iTunes Media/Music para o local desejado.
2.    No menu do iTunes, vá em Preferências e clique em Avançado.
3.    Clique no botão Alterar da área “Localização da pasta iTunes Media” e defina o novo local para a pasta.

Ao transferir sua biblioteca para uma nova unidade/partição, será necessário copiar a pasta iTunes Media. Se você tentou o procedimento acima, e supostamente excluiu a pasta original por não precisar mais, terá um problema. O iTunes vai continuar exibindo a lista de todos os arquivos da biblioteca, mas quando você clicar sobre algum deles, será exibida uma mensagem informando o arquivo não pode ser encontrado.

Isso acontece porque a mudança de localização no painel Avançado, das Preferências do iTunes, afeta apenas novas canções importadas, não as já existentes.

Procedimento correto
O procedimento correto para fazer a transferência completa é explicada em outra página de suporte da Apple. Basta fazer o seguinte:

1.    Antes de mover qualquer diretório, defina o destino previsto para a pasta iTunes Media/Music na área Avançado, das Preferências do iTunes.
2.    No menu Arquivo do iTunes, vá para Biblioteca, e clique em Organizar Biblioteca.
3.    Selecione a opção para consolidar arquivos. Esse procedimento vai copiar todos os arquivos para o novo local. Feito isso, você já poderá excluir a pasta iTunes Media/Music original.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail