Home > Dicas

Como mover projetos do iMovie e acessá-los rapidamente

Em vez de copiar os arquivos individualmente, faça tudo pelo próprio editor e economize espaço no disco rígido

Macworld / EUA

23/08/2010 às 18h15

Foto:

Para usuários que trabalham com edição de vídeo, espaço em disco é uma questão importante, pois um HD considerado “grande” muitas vezes pode ser rapidamente consumido pelos projetos e edições de vídeo (principalmente em alta qualidade) que vão se acumulando. 

O iMovie ’09 armazena os projetos e eventos (o que inclui o material bruto importado) no disco rígido interno do Mac como configuração padrão, mas em algum momento o usuário deve desejar armazenar vídeos mais antigos em um outro HD. Para deixá-los disponíveis para o iMovie mais tarde, porém, você não pode simplesmente copiá-los no Finder; em vez disso, faça tudo  de dentro do iMovie, como é mostrado abaixo:

1. No iMovie, certifique-se de que os volumes que pertençam a qualquer disco estejam visíveis. Para isso, vá em Choose View, Group Events by Disk ou clique no ícone de disco rígido no canto superior direito do Event Library, para mostrar os volumes. 

 

imoviemover01.jpg

Com a opção Group Events by Disk habilitada, é possível ver o disco interno (WinterX) e o externo (CarlsonMediabot) tanto no Event Library quanto no Project Library

2. Arraste o projeto para o disco externo. Para mover o arquivo, clique no botão Copy Project na janela de diálogo que aparece; nesse caso, somente o pequeno arquivo do projeto é movido, deixando os arquivos de vídeo maiores no disco interno. Se o projeto precisar ser movido com os arquivos de mídia associados a ele, escolha Copy Project and events para transferir tudo. 

 

imoviemover02.jpg

Enquanto a primeira opção move somente o arquivo do projeto, que é menor, a segunda transfere junto com ele todos os arquivos ligados ao projeto

 Note que arrastar o projeto dessa maneira copia os arquivos, então o resultado será uma versão no drive interno e uma duplicata no disco externo. Caso o usuário queira mover os arquivos e apagar os originais após a cópia, segure a tecla Command ao arrastar. As opções na janela então mudam de Copy para Move. 

Outro ponto importante é que todo o evento é copiado ou movido, mesmo filmagens que propriamente não apareçam naquele momento no filme. 

É possível ainda copiar ou mover eventos individualmente, sem afetar os projetos que usam suas filmagens ao arrastar o evento para outro volume no Event Library. Os projetos não esquecem o lugar de onde os arquivos de vídeo vinham originalmente, mas se o disco for desligado, não será possível editar o material. 

 
imoviemover03.jpg
Se o disco externo foi desligado, não será possível exibir ou editar o projeto

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail