Home > Dicas

Como mover seus dados para uma partição diferente no XP

Os dados ficam mais seguros se você os salvar em uma partição diferente da do Windows e de seus programas. Saiba como mover esses arquivos no Windows XP

Lincoln Spector, PC World / EUA

01/04/2009 às 14h21

WindowsXP_particao_ilustra150.jpg
Foto:

WindowsXP_particao_ilustra150Fazer backup, recuperar dados perdidos e mudar para um novo PC são ações fáceis se você mantiver seus arquivos – incluindo documentos, fotos e músicas – em uma partição separada. Mas fazer essa configuração não é fácil. O Windows e seus aplicativos esperam encontrar os dados em locais específicos, então você precisa avisá-los que os mudou. E não podemos garantir que um ou outro programa não vá rejeitar.

Como os passos para mover esses dados diferem de sistema para sistema, então nesta primeira dica iremos nos focar no Windows XP. Antes de começar, você precisa criar uma imagem de backup do seu drive e então usar uma boa ferramenta de partição para tornar seu drive C: em dois “drives”. Recomendamos o Partition Logic 0.65 para essa tarefa, por ser gratuito e completo.

Uma vez que sua partição esteja configurada, verifique se o seu computador exibe arquivos e pastas ocultos: dentro do Windows Explorer, selecione Ferramentas, Opções de Pasta. Clique na aba Modo de Exibição, selecione a opção Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e clique em OK. Se quiser, depois de terminar o processo, você pode voltar a exibição ao normal. Então, só por segurança, faça um backup do seu Registro.

Para facilitar as explicações, iremos nos referir à nova partição (que provavelmente se chamará D: ou E:) como X:, e ao nome de usuário como Logon. Navegue pelo Windows Explorer, vá até a partição X: e crie uma pasta lá nomeada com o seu Logon.

Abra outra janela do Explorer e vá até C:\Documents and Settings\pasta do Logon. Tudo que você precisar mover está nessa pasta. Infelizmente, o Windows não permite que você mova alguma delas – então melhor deixar assim.

Comece pela pasta mais fácil: Meus Documentos. Clique em Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Meus Documentos e selecione Propriedades. Na aba Destino, no campo Destino, digite: X:\Logon\Meus Documentos e clique em OK. Confirme todas as janelas com perguntas que o Windows abrir.

Partition_xp_1_cropped

Você também pode mover a pasta Arquivos de Programa, mas ela é um pouco mais trabalhosa. Com ambas as pastas Logon abertas, arraste a pasta Arquivos de Programa para a nova pasta Logon. Como elas estão em drives separados, esta ação irá copiar e não mover a pasta. Então, para movê-la efetivamente, abra o menu Iniciar, selecione Executar, digite regedit e pressione Enter. Isto irá abrir o Editor do Registro.

No painel no canto esquerdo do editor, navegue entre as pastas até seguir este caminho: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders. Dê um duplo clique no dado AppData e altere o campo “Dados do Valor” para X:\Logon\Arquivos de Programa e pressione Enter.

Partition_xp_3_arrow

Reinicie o computador e então apague a pasta Arquivos de Programa de dentro do drive C:. Algumas outras aplicações também só funcionam utilizando regras específicas. Veja mais três exemplos – todas da Microsoft:

Internet Explorer: Use o mesmo passo de arrastar a pasta e depois editar o Registro, que explicamos para a pasta Arquivos de Programa. Só que dessa vez, arraste a pasta Favoritos e mude o valor do dado Favorites no Editor do Registro, informando a nova localização. Não se esqueça de reiniciar e apagar a pasta antiga.  

Outlook: Dentro do Windows Explorer, navegue e selecione C:\Documents and Settings\Logon\Configurações locais\Application Data\Microsoft. Dentro desta pasta você verá uma subpasta chamada Outlook. Mova-a para X:\Logon|Application Data.

Então clique em Iniciar, Painel de Controle. Dê um duplo clique na opção Email, selecione Arquivos de Dados, Configurações. Encaminhe a caixa de diálogo resultante para X:\Logon\Application Data\Outlook, dê um duplo clique no arquivo que aparecer e feche as caixas de diálogo.

Outlook Express: Abra o Outlook Express, selecione Ferramentas, Opções e clique primeiro na aba Manutenção e então no botão Armazenar Pasta. Copie o conteúdo do campo resultante; então abra o menu Iniciar, Executar e cole o endereço que copiou e aperte Enter para abrir aquela pasta no Windows Explorer.

Retorne ao Outlook Express e mude o local da pasta de arquivos para uma nova pasta no drive X: (recomendamos que simplifique, algo como: X:\Logon\Outlook Express). Feche o Outlook Express e arraste os arquivos para o novo local.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail