Home > Notícias

Como o iPhone 4 e novo iOS devem turbinar o mercado de games

Recursos como o giroscópio, a tela de alta resolução e o serviço Game Center prometem tornar a plataforma da Apple um dispositivo poderoso para jogos

Macworld / Reino Unido

29/06/2010 às 18h39

Foto:

Jogar no iPhone ficou ainda melhor. Com o lançamento do iPhone 4 no  dia 24/6, e com a atualização do iOS 4 no dia 21/6, o iPhone tornou os gráficos mais detalhados, aumentou a interação social e virou um dispositivo mais poderoso no competitivo mundo dos games.

O iPhone 4 não só é o smartphone mais impressionante que a Apple já lançou até hoje, mas o iOS 4 concretizou um interesse contínuo na  Apple e na App Store da empresa dentro mercado de games. Ao proporcionar ferramentas que permitam aos desenvolvedores melhorar graficamente os jogos e torná-los mais divertidos para jogar no sistema operacional do celular, a Apple deu, outra vez, mais um motivo para desenvolvedores e gamers do iPhone comemorarem.

 

Anti-aliasing significa melhores gráfico
Grandes companhias de consoles de videogames como a Nintendo e a Sony avançaram no mercado dos jogos desenvolvendo tecnologias gráficas inovadoras e surpreendentes. Mas, no ramo dos portáteis, é a Apple que está inovando. Enquanto o PSP da Sony e o Nintendo DS são graficamente comparáveis com o iPhone 3GS, o lançamento do recurso anti-aliasing (tecnologia que remove o serrilhado de linhas retas  ou diagonais, dando a impressão que os pixels estão perfeitamente alinhados) no iOS 4 significa que, temporariamente, a Apple está a um passo à frente da concorrência.

A Nintendo anunciou recentemente que o novo 3DS terá como chip de unidade de processamento gráfico o novo PICA200, desenvolvido pela empresa de hardware japonesa DMP (Digital Media Professionals), que será capaz de eliminar o serrilhado em full-screen. Porém, como a plataforma ainda não tem data de lançamento definida, o iPhone da Apple continua no topo.

Visualmente, o recurso para retirar o serrilhado é um passo gigante para o aparelho, tornando mais uniformes linhas curvas e diagonais e objetos menos pixelizados. O processador gráfico do iPhone garante que a cor que contorna os objetos em 3D (como carros, personagens e armas) aparece mais suave e se mistura melhor com o ambiente, resultando em objetos muito mais realistas.

“Pelo ponto de vista de um desenvolvedor, estamos animados com os novos recursos que o iOS 4 oferece, permitindo melhorar o visual e a performance dos nossos jogos”, afirma o Jon Kromrey, gerente da área de games da Namco para a plataforma da Apple.

Algumas empresas de jogos já começaram a disponibilizar atualizações  para seus jogos com o recurso de anti-aliasing. A Firemint, produtora de títulos como Real Racing e Flght Control, já lançou updates para os jogos para aproveitar  as novas capacidades da tecnologia.

“Estamos contentes em ver que o iOS 4 permite o anti-aliasing, e já disponibilizamos atualizações gratuitas para Real Racing e Flight Control que incorporam o recurso para deixar as bordas mais suaves. Os updates também suportam multitarefa, logo é possível alternar rapidamente entre nossos jogos e outros aplicativos”, informa o administrador da comunidade do Firemint, Alex Peters.

ios403.png

iOS 4: Game Center permitirá  desafiar outros jogadores e exibir vídeos de partidas

Game Center: interação social
Desenvolvedores concordam que o Game Center, um complemento do iOS 4 que deve estar disponível para os consumidores até o fim deste ano, fará do iPhone uma plataforma social muito boa. Para os iniciantes, o Game Center irá encontrar os jogos mais populares e bem cotados mais facilmente. “Os jogadores podem avaliar nossos games, recomendando-os diretamente para os amigos”, afirma o vice-presidente de marketing e vendas da I-Play, Keith Adair. “Aquele que recebe a recomendação tem um link direto para comprar o jogo, fazendo todo o processo simples, rápido e intuitivo”, aponta.

O Game Center não só faz os jogos fáceis de serem encontrados, mas haverá também novos recursos de interação social para os gamers, como notificações, exibições de vídeos por streaming, ranking dos melhores jogadores e estatísticas. “Vai ser muito legal interagir com outros gamers de diversas maneiras, desde desafiar diretamente outro jogador, até fazer recomendações aos amigos e comparar as estatísticas em um desafio do jogo”, explica Adair.  “Estamos animados por causa dos desafios dentro do jogo, nos quais o usuário pode estipular uma meta (‘complete 100 missões de bombardeio’, por exemplo)."

Upgrade visual
O novo iPhone 4 avança ante os jogos com as novas ferramentas visuais – especificamente o visor de 960x640 pixels (batizado de ‘Retina’ por Jobs), a principal novidade do telefone. Graças ao display, a quantidade de pixels no visor é quatro vezes maior do que o encontrado na geração anterior do iPhone. “Com a tela de 960x640, podemos pegar as qualidades do iPad e criar melhores visuais para os jogadores de iPhone” afirmou Kromrey, da Namco.

Mais pixels na tela significa que desenvolvedores podem criar jogos em maior escala. Para um dos desenvolvedores da Ngmoco, Crhis Plummer, o novo display do  iPhone vai permitir que os usuários desfrutem de paisagens e efeitos visuais extraordinários. “ O poder da tela Retina é notável quando o jogador dá um zoom out do nosso planeta em ‘GodFinger’ e vê o mundo inteiro e todos os seguidores dando continuidade a suas vidas, enquanto o jogador explora as profundezas do espaço”, explica.

Uma nova dimensão com o giroscópio
O giroscópio de três eixos do iPhone 4 criou um alvoroço entre os desenvolvedores de jogos. Juntamente com o acelerômetro, o giroscópio permite criar uma melhor sensação de movimento e abrir um leque de novas possibilidades de jogo. Ao invés de só girar o aparelho como um volante, o iPhone pode, simplesmente servir como um pincel ou a varinha de um maestro. Em jogos de tiro em primeira pessoa, basta enclinar o celular para olhar para cima ou disparar para o alto, por exemplo.

O “Eliminate Gun Range”, lançamento da Ngmoco, foi desenvolvido focado nos recursos do acelerômetro e do giroscópio. “ O giroscópio permite novos tipos de possibilidades de controle. Quando estávamos desenvolvendo o jogo, fiquei impressionado com a precisão dos controles. Incrivelmente precisos e intuitivos”, declarou Plummer.

Kromrey vê ainda potencial no giroscópio para criar novas possibilidades durante o jogo, como executar comando rapidamente, antes mais desafiadores. O jogo “I Love Katamari”, da Namco Network, pode tirar muito proveito do giroscópio do iPhone 4, criando um tipo de controle com uma sensação de imersão muito maior.

O mercado de jogos portáteis está mudando e, junto com ele, está a Apple. O lançamento do iOS 4 pode ser o melhor recurso para o público gamer até agora, fornecendo aos desenvolvedores importantes ferramentas para fazer jogos com visual atraente e apelo social. E, com o iPhone 4, a Apple certificou que terá uma plataforma móvel capaz de competir com o melhor que a Sony e a Nintendo têm a oferecer.

Os jogos devem só melhorar daqui para frente, mas restam algumas perguntas. Os desenvolvedores continuaram a criar jogos para versões mais antigas do iPhone a ponto de o abismo entre o modelos novos e os mais antigos se tornar cada vez mais profundo? Aqueles que desenvolverem seus próprios sistemas de redes sociais poderão incorporá-los no Game Center da Apple? E, finalmente, que games e estilos de jogo serão criados com o giroscópio? Mesmo sem as respostas, é um momento especial para os gamers.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail