Como o tablet dobrável da Lenovo pode acabar com os notebooks comuns

Apresentado nesta semana, ThinkPad X1 poderá se tornar o computador definitivo quando for lançado em 2020

Foto: Gordon Mah Ung/IDG
https://pcworld.com.br/como-o-tablet-dobravel-da-lenovo-pode-acabar-com-os-notebooks-comuns/
Clique para copiar

Nós entendemos. Você já decidiu que os dispositivos de tela dobrável são desejos de muita gente. Mas nos escute, porque o protótipo dobrável ThinkPad X1 da Lenovo (ainda não tem nome oficial) pode fazer você pensar que nunca mais vai querer comprar outro laptop novamente. Falando sério.

O conceito de protótipo dobrável do ThinkPad X1 é simples: use um PC/tablet/dispositivo com sistema operacional Windows de 13.3 polegadas, baseado em Intel, e dobre ao meio, com uma medição diagonal de canto a canto de cerca de 10 polegadas. Com cerca de uma polegada de espessura, tem a sensação de um diário de tamanho médio. Se você está no trem ou no avião, pode simplesmente abri-lo e se satisfazer lendo ou navegando. Embora a Lenovo não tenha divulgado o peso, parecia mais próxima ou mais leve do que o iPad Pro 13, da Apple, que chega a 1.6 quilos.

Obviamente, também há suporte para caneta. A Lenovo informou que seu tablet dobrável possui uma tela habilitada para Wacom. Você também pode usá-lo em forma de concha e fazer anotações enquanto assiste a uma apresentação.

Se você não curte muito a caneta, pode mudar para um modo que coloque um teclado virtual para “digitação por toque”. Embora não usemos teclados virtuais para digitação, reconhecemos que algumas pessoas em algum lugar realmente gostam delas.

Se você ainda está pensando que este é apenas um conceito mais sofisticado que não o deixará abandonar seu Dell XPS 13 ou HP Spectre x360 13 em breve, há um modo a mais que achamos que pode convencê-lo, o próximo abaixo.

Dobrando a tela completamente plana, você obtém uma tela espaçosa com resolução de 2K, 13.3 polegadas e proporção de 4:3. Com o teclado Bluetooth incluído, você basicamente tem um PC com Windows completo nas mãos. Não há comprometimento de uma tela pequena, também. Para nós, a parte atraente é que, depois de terminar, basta dobrá-lo para este pacote incrivelmente portátil e colocá-lo na sua sacola ou sair pela porta como se estivesse segurando um livro.

Quem deve comprar o PC dobrável ThinkPad X1?

O tablet dobrável ThinkPad X1 obviamente não é para gamers, nem para um editor de vídeo. É realmente para aqueles que precisam da capacidade de um sistema operacional de serviço completo e todos os aplicativos, tarefas, plug-ins e drivers associados que ele oferece, em um pacote ultraportátil.

Sim, um ultrabook de 13,3 polegadas é bem pequeno e bonito. Mas acredite quando dissermos que se não tivéssemos que carregar nosso laptop conosco todos os dias, não o faríamos. O PC dobrável ThinkPad X1 da Lenovo, no entanto, é algo que ocuparia pouco espaço e, na verdade, poderia ser o máximo em termos de portabilidade.

Anos atrás, na busca da produtividade leve (mas certamente não da performance), eu costumava arrastar um tablet Acer Windows 8 com um teclado dobrável e um mouse dobrável. O setup carregava de um carregador de telefone e era invisível em uma bolsa. Sendo um computador baseado em Atom, era literalmente mais lento melaço (nós finalmente fizemos as pazes com ele). Ainda assim, deixo-me fazer quase tudo o que poderia ser feito em um laptop “real” – apenas mais devagar.

O que há dentro do tablet dobrável ThinkPad X1?

Não esperamos que o PC dobrável ThinkPad X1 da Lenovo seja tão lento quanto o do Windows 8 baseado em Atom. A Lenovo não vai dizer o que está dentro do PC dobrável, exceto que é “baseado em Intel”.

Como está programado para ser enviado em algum momento de 2020, poderíamos imaginar que o próximo SOC da Lakefield, da Intel, será baseado nos núcleos da Sunny Cove. Isso é apenas conjectura. A maior parte do hardware é um mistério fora da tela OLED de 1.920×1.080 feita pela LG. A Lenovo disse que há também uma câmera IR e duas portas USB-C com suporte a DisplayPort-out. Thunderbolt 3 não é uma das opções. A figura importante da vida da bateria não é revelada, mas a Lenovo disse que será uma bateria com “duração de um dia”.

Vai quebrar?

Se você seguiu o lançamento épico do Galaxy Fold da Samsung (agarre sua pipoca antes de ler isso), você sabe que a antecipação de qualquer novo telefone, tablet ou PC dobrável será atendida com uma dose de ceticismo “quando isso vai quebrar?”. Com base em alguns minutos com um protótipo que não sairá até 2020, não podemos dizer com que segurança que o ThinkPad X1 irá. Autoridades da Lenovo disseram que a dobradiça será testada para exceder os ciclos de trabalho de seus laptops Yoga em 2X. Teoricamente, a durabilidade não deve ser um problema.

Quanto à durabilidade do painel LG dobrado, bem, quem sabe. A Lenovo disse que a dobradiça é projetada para que a tela se dobre sem comprimir ou esticar. Isso tem sido um problema em alguns dos dispositivos de tela dobrável até o momento. O protótipo que vimos exibiu uma descoloração muito leve na curva e uma descoloração notável em ângulos opostos – mas os protótipos recebem um passe por enquanto. A Lenovo tem algum tempo para acertar.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site