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Como obter acesso remoto a um PC usando as ferramentas do Windows

Economia de tempo e consequente aumento da produtividade são as principais vantagens do suporte remoto.Faça isso com o Windows

Tony Bradley, da PC WORLD/EUA

09/12/2009 às 20h12

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Se você é profissional de TI e atua na área de suporte a usuários ou mesmo costuma ser chamado por parentes e amigos para resolver problemas em seus computadores, sabe que muitos bugs e falhas de configuração podem ser solucionados sem a necessidade de levar o PC para uma assistência técnica.

Entretando, nem sempre é produtivo ou possível se deslocar até onde está o computador problemático e a passar orientações por telefone nem sempre funciona. Na maioria das vezes, quem está enfrentando dificuldades com o PC não consegue explicar com precisão o que está acontecendo e também tem dificuldade de entende as orientações técnicas que lhe são passadas. O resultado disso é que a produtividade de pelo menos dois funcionários acaba bastante prejudicada.

Em situações como estas, o acesso remoto - quando alguém assume o controle de outro computador pela rede ou pela internet - ajuda a solucionar muitos proglemas. Existem várias ferramentas que no mercado isso e até a Microsoft as oferece.

Vamos analisar aqui três delas: Assistência Remota;  Desktop Remoto; e a gravação de passos para reprodução de problemas. Usando-as em conjunto ou mesmo separadamente, serão muito úteis para ganhar tempo.

Assistência Remota
Esta é uma ferramenta que existe no Windows XP, Vista e Windows 7 e funciona da mesma forma nos três sistemas. Além disso, é muito segura pois o acesso remoto só acontece caso o usuário do equipamento com problemas autorize isso.

Para acessá-la no Windows 7, clique em Ajuda e Suporte, selecione Mais opções de suporte na parte inferior da janela, e escolha Assistência Remota. Nas versões anteriores do sistema operacional, clique em Ajuda e Suporte e execute uma pesquisa com o nome do programa (Assistência remota).

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Depois de abrir a aplicação, você pode escolher a forma de enviar uma solicitação de ajuda. No Windows XP, a escolha é feita através de mensagens instantâneas e e-mail. No Windows 7, você pode optar por enviar um e-mail, salvar o convite como um arquivo a ser enviado como um anexo, ou usar a Conexão Fácil, que estabelece comunicação entre dois sistemas Windows 7, que podem então se conectar via Assistência Remota de forma instantânea.

A opção de pedir ajuda por e-mail irá abrir o programa de e-mail padrão e criar uma mensagem solicitando ajuda, com um arquivo anexo que o destinatário usará para se conectar ao computador que necessita de assistência. No Windows XP e no Vista, o sistema avisa o usuário para criar uma senha que será usada para o auxilio remoto se conectar ao PC com problemas.

Ao receber a mensagem, deve-se abrir o anexo e digitar a senha para iniciar a ligação ao PC remoto. Neste ponto, a pessoa que pediu sua ajuda verá um aviso solicitando permissão para estabelecer a conexão de entrada. Uma mensagem de alerta avisa que, dada a permissão, a outra pessoa terá acesso a toda sua área de trabalho do Windows.

Estabelecida sessão, tanto você como a pessoa que está sendo ajudado será capaz de ver o desktop do Windows. A função de chat permite a comunicação, de modo a facilitar ainda mais o processo.

Conexão de área de trabalho remota
A ferramenta Assistência Remota é uma boa opção para solucionar problemas de máquinas isoladas, entretanto, se você tiver de se conectar regularmente, melhor usar a ferramenta Conexão de área de trabalho remota.

Ela é especialmente útil aos profissionais que precisam acessar muitos computadores e também servidores. Antes de começar a usá-la, a ferramente deve ser configurada.

No Windows 7 e no Vista, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Clique em Configurações avançadas de sistema e escolha a guia Remoto. No Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, escolha Propriedades e selecione a guia Remoto.

No Painel de controle da aplicação é possível permitir ou proibir sistemas remotos de se conectarem ao seu computador. Os membros do Grupo Administradores têm automaticamente acesso a sistemas na qual a conexão remota está ativada.

Se você precisa inserir usuários que ainda não estão como administradores neste PC, esse é o momento de fazê-lo (só assim eles terão permissão de se conectar usando a Conexão de área de trabalho remota). Uma vez ativado, o endereço a ser utilizado para se conectar ao PC remotamente será exibido.

Para iniciar uma sessão, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Conexão de área de trabalho remota. Na janela da Conexão de área de trabalho remota, você pode digitar o endereço IP ou o nome do computador do sistema que você deseja se conectar, assim como o nome de usuário que você está usando para a conexão.

Uma vez que você iniciou o processo de conexão, o software pedirá que você digite um nome de usuário e senha válidos para o PC remoto, a menos que você tenha salvo as credenciais de conexão de uma sessão anterior nesse computador.

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O Windows Server 2003 e Windows Server 2008 permitem conexões simultâneas, já as versões de Windows para desktop permitem apenas uma conexão a cada sessão. Ao contrário da aplicação Assistência Remota, a conexão de área de trabalho remota permite que a área de trabalho do Windows seja vista apenas por quem está oferecendo ajuda.

A pessoa que está em frente ao computador remoto verá apenas que a tela do seu computador está apagada, como se estivesse entrado em espera. Portanto, é interessante avisar a pessoa de que isso é normal e que o sistema voltará assim que o trabalho de manutenção remoto for finalizado.

Gravar etapas para reproduzir um problema
O Windows 7 possui um utilitário simples que permite gravar todas as ações realizadas no computador. Todas as janelas e aplicações serão salvas na sequência em formato de imagens e um arquivo será gerado em formato .mht, que pode ser aberto no Internet Explorer. Ele  informa, inclusive com texto, todos os passos realizados pelo usuário.

Assim o arquivo pode ser enviado a um profissional de suporte técnico para ser feita a análise e verificar em que ponto as coisas começaram a dar erro.

Esse tipo de procedimento é eficaz quando há empresas terceirizadas prestando serviço dentro de uma empresa, mas que não têm permissão para utilizar a mesma rede ou possuem acesso limitado, ou seja, não é possível usar a assistência remota.

Outra vantagem de resolver o problema de modo offline é que o profissional de suporte analisa o arquivo com melhor concentração, sem a pressão do usuário ficar ao seu lado aguardando impaciente por uma solução imediata. O processo ajuda a encontrar uma solução ideal e não apenas algo paliativo para devolver logo a máquina ao usuário.

Para usá-lo, pressione a tecla Windows (ao lado da barra de espaço) e digite o comando psr no campo de pesquisa e depois Enter.  Você verá uma pequena janela, com botões para iniciar e parar a gravação e outro para adicionar comentários.

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Dica: esse utilitário pode ter outro uso além de gravar problemas. Pode ser usado para gravar tutoriais de sistemas complexos. Como todas as telas vão sendo adicionadas e comentadas é possível até mesmo montar uma apostila de treinamento.

Claro que a assistência remota é apenas o primeiro passo a ser dado para solucionar um problema. Mas se ao menos foi possível encontrar um diagnóstico, você já economizou um bom tempo na solução.

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