Home > Dicas

Como personalizar as caixas de diálogo do Windows Vista

Nem tudo é configurável em todas as versões do sistema operacional, mas existem possibilidades. Veja o que fazer.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

16/06/2009 às 12h45

barra_de_locais_150.jpg
Foto:

O campo Barra de Locais, localizado do lado esquerdo das caixas de diálogo Abrir e Salvar, traz uma lista com locações populares para salvar arquivos, como as pastas Documentos e Desktop. Infelizmente, o Windows não deixa muito à mão opções para alterar esses diretórios, preferindo a política do “A Microsoft sabe o que é melhor para você”.

O Vista tem, na verdade, dois tipos de padrões, e eles funcionam de forma diferente.

O primeiro se parece com o Windows Explorer:

barra_de_locais.jpg

Não há barra de locais aqui, mas a Lista de Links Favoritos do Windows Explorer faz o mesmo trabalho. Se você não está usando essa lista no Explorer, está perdendo um dos melhores recursos para arquivos no Vista.

Leia também: 
>> HD: como apagar definitivamente as informações do disco
>> Coloque o Windows no pendrive
>> Sete atalhos para usar no Windows 7
>> Como remover um aplicativo sem o instalador
>> Dez downloads para dar uma geral no seu PC
>> Como enviar fotos por e-mail sem entupir a caixa do destinatário

Para adicionar uma pasta a essa lista, simplesmente arraste-a para o painel Lista de Favoritos no canto esquerdo superior. Você pode mudar a ordem arrastando as pastas para cima e para baixo, e remover uma pasta da lista (não se preocupe, você não vai apagar a pasta) clicando com o botão direito na pasta e selecionando Remover Link.

Entretanto, as coisas não são tão simples com o outro estilo de caixa de diálogo do Vista, que se parece com modelos anteriores ao Windows Vista (veja na imagem abaixo). Você pode customizar esse tipo no Vista Business e Ultimate, mas não na edição Home.

Vá em Iniciar, digite gpedit.msc e aperte Enter.

barra_de_locais3.jpg

Na página da esquerda, acesse Configurações de Usuário, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Windows Explorer, Caixa de diálogo comum Abrir Arquivo. Clique duas vezes em Items exibidos na barra de locais. É tudo muito óbvio a partir daqui, apesar de você ter que digitar diretórios para suas locações - você não pode navegar até elas.

barra_de_locais2.jpg

Há ainda outra solução, que funciona para qualquer versão do Vista, edições mais velhas do Windows e até mesmo para o Office: Um programa gratuito e de código aberto chamado the Meloware PlacesBar Editor, na imagem abaixo. Ele funciona de forma semelhante ao recurso do Windows.

melloware_500.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail