Home > Dicas

Como personalizar o menu Iniciar do Windows 7

Com a nova versão do sistema, este menu possibilita realizar buscas online, customizar botões e adicionar atalhos, entre outras coisas

Preston Gralla, Computerworld/EUA

13/11/2009 às 19h11

menu2_150.jpg
Foto:

menu2_150Muitos costumam não dar muita atenção ao menu Iniciar do Windows, e geralmente o utilizam apenas para abrir algum programa ou acessar o Painel de Controle.

Mas com o Windows 7, este menu gannhou muito mais opções para facilitar seu dia a dia. Confira:

Faça buscas online a partir do menu Iniciar

A caixa de busca no menu Iniciar é uma forma conveniente de fazer buscas pelo seu PC, mas você também pode utilizá-la para pesquisas na internet. Veja como habilitar essa função:

1 – Na caixa de busca do menu Iniciar digite GPEDIT.MSC e pressione Enter para rodar o Group Policy Editor.

2 – Acesse Configurações do Usuário > Templates Administrativos > menu Iniciar > Barra de Tarefas.

3 – Dê um duplo clique em “Adicionar link de busca da Internet ao menu Iniciar”, e a partir da tela que irá aparecer, selecione Habilitar. Então clique em OK e feche a janela.

searchstart.jpg

Tela para habilitar a função de buscas online no menu

Personalize o botão Desligar

A ação padrão deste botão no menu Iniciar é de fato desligar o seu PC. Mas se quiser utilizar outra função como reiniciar, você deve clicar na seta localizada do lado direito do botão Desligar e escolher sua opção.

Mas se você costuma usar mais essa opção em vez de desligar o computador, você pode mudar o padrão do botão Desligar. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do menu Iniciar e selecionar Propriedades.

Na aba Menu Iniciar, clique no menu “Ação do Botão Desligar” e selecione qual botão quer que seja o padrão. E clique em OK.

Adicione um atalho de vídeo no seu menu Iniciar

O menu Iniciar do Windows 7 inclui atalhos para suas pastas de Músicas e Imagens, mas não para seus Vídeos. Se você tem uma vasta biblioteca de vídeos, veja como incluí-los na listagem:

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Iniciar e selecione Propriedades.

2 – Acesse a aba Menu Iniciar e clique em Personalizar.

3 – Na caixa que aparecer, navegue até o final dela até encontrar a seção Vídeos, selecione “Exibir como um atalho” e clique em OK. Se preferir exibir os vídeos como um menu (com atalhos para os arquivos), selecione a opção “Exibir como menu”.

videos_menu.jpg

Exibindo a lista de vídeos no menu Iniciar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail