Home > Dicas

Proteja o iPhone desbloqueado dos novos vírus

Pragas virtuais têm como alvo aparelhos nos quais os usuários realizaram o jailbreak. Saiba como alterar a senha de root de seu smartphone e evitar a contaminação

Macworld/EUA

12/11/2009 às 11h47

Foto:

Se você tem um iPhone desbloqueado, pode estar preocupado com as notícias de vírus para o smartphone publicadas recentemente. As últimas ameaças, inclusive, só afetam iPhones que passaram pelo chamado jailbreak (para alegria da Apple, que não gosta desse tipo de prática).

Mas não se preocupe, caso você esteja nessa situação. Primeiro, porque essas pragas virtuais não foram amplamente disseminadas. Segundo, vale lembrar que os dois últimos vírus identificados só conseguem entrar em ação se você não trocou a senha do usuário do aparelho que tem todos os privilégios de acesso.

Ou seja, para ficar imune, basta alterar esse código, o root. A Apple programa seus aparelhos com uma senha padrão para proteger todo o conteúdo do celular, dessa forma, é uma boa opção alterá-la para ficar mais seguro.

mobileterminal_original.png

MobileTerminal dá acesso às linhas de comando no iPhone

Partindo do suposto que você usa o Cydia no seu iPhone desbloqueado, baixe o utilitário MobileTerminal, para ter acesso às linhas de comando no Terminal do iPhone. Depois de instalado, faça os procedimentos a seguir:

- Digite root su e pressione Enter. Este comando significa que você quer acessar a conta root.

- Será solicitada a senha de root, que por padrão é alpine. Digite isso e pressione Enter.

- Agora que você está logado como root, digite passwd e pressione Enter. Isso inicia o recurso de mudança de senha.

- Digite a nova senha, mas tome o cuidado de criar uma difícil de ser descoberta por algum cracker (pirata da internet).

- Será solicitado que você digite a senha novamente para confirmação. Digite-a corretamente, caso contrário, irá falhar.

- Depois de alterada a senha, digite exit e pressione Enter para sair do usuário root.

Obs: o usuário que leva o nome mobile (que é o usuário padrão do iPhone), também tem acesso a todos os dados e a palavra alpine como senha padrão. Por conta disso, carregue o MobileTerminal e siga os passos do item 3 ao 6 para alterar também essa senha (você será solicitado a inserir o código antigo antes de alterá-la).

Tomadas essas medidas, você poderá voltar para a tela inicial do iPhone com a certeza de que o vírus de Rick Astley ou Privacy.A não invadirão o seu equipamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail