Home > Dicas

Como proteger seus eletrônicos dos riscos das chuvas de verão

Conheça os diferentes dispositivos para salvar seus equipamentos de possíveis danos causados por raios e sobrecargas na rede.

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD

14/01/2009 às 16h25

chuvas_trovoadas_150.jpg
Foto:

chuvas_trovoadas_150Nessa época de verão, as chuvas e tempestades ficam mais intensas e frequentes. Junto com elas, aumenta também o risco de descargas elétricas danificarem seus equipamentos eletrônicos - sem falar na possibilidade de perda de dados importantes por causa de falta de luz.

E você sabe como blindar seus eletrônicos contra esses riscos? Há basicamente três tipos de produtos com essa finalidade: protetores contra surtos, estabilizadores e no-breaks (também chamados de UPS). A diferença mais importante entre eles está na aplicação que o usuário necessita.

Mas antes de qualquer coisa, é importante não confundir um estabilizador com um filtro de linha ou régua de tomadas com fusível; esses dois últimos não têm a função de proteção dos dispositivos.

Proteger o quê?
Se a sua maior preocupação for a proteção do hardware, isto é, se você não quer nem pensar que seu PC ou algum outro eletrônico seja danificado, você precisa de um supressor de surtos.

A função desses dispositivos é atenuar surtos vindos da rede elétrica, provenientes, na maioria dos casos, de descargas atmosféricas. Um supressor de surtos pode ser adquirido separadamente pelo usuário; mas, por uma portaria do Inmetro, os estabilizadores de voltagem devem obrigatoriamente estar equipados internamente com supressores de surto.

Outros destaques da PC WORLD: 
> Não deixe que estranhos peguem carona em sua rede Wi-Fi
> Rede doméstica: faça os PCs enxergarem uns aos outros
> Carreira em TI: como fazer um bom currículo
> Chefe infernal: que tipo de chefe é o seu?

Os estabilizadores protegem os eletrônicos das variações de tensão, que podem ocorrer no verão principalmente devido ao aumento do uso de equipamentos como ar-condicionado.

estabilizador_350

O estabilizador Revolution Speedy, da SMS

Marco Antonio Damasceno, gerente de engenharia de produtos da SMS, lembra de um outro risco que não pode ser negligenciado: o de surtos por meio da rede telefônica, que entram no computador via modem e saem pela rede elétrica - sempre fazendo estragos. Assim, existem estabilizadores que oferecem conexão específica também para o cabo de telefone.

Damasceno alerta também para a necessidade de haver um fio terra em sua rede elétrica. Caso contrário, a eficiência desses dispositivos cai para menos de 30%, garante o engenheiro.

Dados
Mas se você estiver preocupado com a integridade de seus dados, ou seja, se seu maior medo é perder informações e documentos enquanto trabalha ou estuda, será necessário um no-break. Em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, um PC ou outro dispositivo conectado a ele não irá parar de funcionar e você terá tempo suficiente para salvar seu trabalho.

Vale lembrar que um no-break não é um gerador elétrico, logo as funções de ambos são um pouco diferentes. Muitos ainda veem um UPS como uma fonte
alternativa de eletricidade quando a luz acaba - e que deveria funcionar por
algumas horas para que o trabalho no computador não seja interrompido.

ps800_1_g

O no-break PS 800, da Microsol

No entanto, a capacidade de fornecimento de energia desses dispositivos depende do tamanho da bateria do aparelho e da quantidade de eletrônicos pendurados nele.

As baterias de
no-breaks de pequeno porte têm a função de manter o PC funcionando tempo suficiente para que o mesmo possa ser desligado com segurança e para que seus dados sejam salvos - algo em torno de 20 minutos. Nesse caso, temos um dispositivo de
disponibilidade, e não de autonomia.

Por outro lado, existem no-breaks capazes de fornecer energia por até 5 horas no caso de um só computador, garantindo certa autonomia e evitando prejuízos a uma loja ou escritório, por exemplo.

Em todo caso, é sempre bom lembrar que um backup de vez em quando para proteger seus dados - independentemente de no-breaks - não faz mal a ninguém.

Tudo-em-um
Apesar de existir soluções distintas para diferentes ameaças, é possível encontrar no mercado dispositivos convergentes que oferecem todas essas proteções de que falamos. Isto é: no-breaks equipados com estabilizadores de voltagem e, consequentemente, com supressores de surtos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail