Home > Dicas

Como recortar partes específicas de imagens usando o Photoshop

Veja como usar as diversas ferramentas de seleção do editor de imagens para recortar ou colar trechos das imagens digitais.

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

04/08/2008 às 17h52

semana_photoshop2_150.jpg
Foto:

semana_photoshop2_150Uma das operações mais básicas em tratamento digital de imagens são os procedimentos de selecionar áreas nas fotos, para que possamos determinar onde executar uma ação ou efeito.

A ferramenta de seleção mais tradicional é muito simples e remonta aos tempos de Paintbrush – é a Retangular Marquee Tool, a primeira no menu e cujo atalho no teclado é M.

Sua área de seleção é um quadrado simples, que formamos ao clicar, segurar e arrastar o mouse até o ponto que quisermos.

Leia também: 
> Corrija problemas de iluminação usando os recursos do Photoshop
> Clique aqui para outras dicas de fotografia

Outro formato de seleção muito simples pode ser encontrado no mesmo menu. Trata-se da forma arredondada, cuja área selecionamos por meio do mesmo procedimento.

ferramenta_selecao_350

Seleção: ferramenta oferece opções que faciliam o processo

++++

Um recurso muito útil, que na verdade pode ser utilizado com qualquer dessas ferramentas, é a seleção invertida. Com ele, após escolhermos uma determinada área em uma foto podemos fazer com que a área designada seja exatamente a contrária.

É ideal quando queremos executar determinada ação em toda uma foto menos numa área menor específica. Afinal, seria muito mais difícil selecionar toda a área ao redor, parte por parte.

Na foto abaixo, selecionamos o quadrado, mas deletamos justamente o que não estava no quadrado, por meio da inversão de seleção. Vá em Select, Inverse, ou acione Ctrl + Shift + I no teclado.

quadrado

Inversão de seleção: área excluída foi justamente a contrária do quadrado selecionado

++++

Há também ferramentas de seleção um pouco mais sofisticadas. Elas se encontram no segundo ícone da coluna da esquerda e são três: Lasso Tool, Polygonal Lasso Tool e Magnetic Lasso Tool. Elas servem para recortar objetos de contorno mais complexo do que simples quadrado ou bola.

Clicar e segurar neste ícone faz abrir um menu com as três opções. Elas também são acessíveis pela tecla L.

menu_lasso

Clique e segure para abrir as opções de ferramentas de recorte

Com o Polygonal Lasso Tool, você deve ir clicando pontos ao redor do objeto, de modo que eles se unem na seqüência e formam diversas retas. Ao terminar o contorno, o recorte terá o formato de um polígono.

Leia também: 
> Corrija problemas de iluminação usando os recursos do Photoshop
> Clique aqui para outras dicas de fotogr

Uma dica que pode ser útil: ao clicar duas vezes com o mouse, o último ponto criado será unido ao primeiro, automaticamente. Isso pode agilizar tarefas numerosas e repetidas.

retangular

Polygonal Lasso Tool: contornamos um esboço da xícara

++++

O Lasso Tool padrão é um pouco diferente. Em vez de fazer sucessivos cliques para formar um polígono, deve-se clicar e segurar o botão do mouse.

O contorno do objeto será desenhado pelo movimento do ponteiro, ou seja, só devemos soltar o botão ao concluirmos a circunscrição. Ela é boa se utilizada com um mouse bem preciso ou com dispositivos como uma mesa de digitalização.

A terceira opção é o Magnetic Lasso Tool. Com ela, iniciamos o rabisco do recorte com um clique, mas depois soltamos tudo, apenas conduzindo o mouse na direção aproximada.

O contorno irá se orientar automaticamente tendendo a seguir cores iguais ou semelhantes nos pixels que compõem a imagem. Mas isso não significa que o recorte vá sair necessariamente melhor – vai depender muito da coloração da foto em questão.

lasso

Para recortar figuras com muitas reentrâncias, utilize uma das três opções do Lasso tool

++++

Uma boa recomendação para fazer um recorte de uma imagem com muitas reentrâncias é usar o Zoom. Ele é o ícone mais embaixo na barra de ferramentas, mas também pode ser acionado pelo comando Ctrl + Alt. Com ele, podemos visualizar a imagem ampliada e pixelizada, o que vai facilitar muito.

Outra dica legal ajuda a alterar uma seleção já feita. Caso você tenha feito uma seleção, mas ficou faltando ou sobrando um pedacinho da imagem, dá para resolver isso sem ter que refazer toda a circunscrição.

Leia também: 
> Corrija problemas de iluminação usando os recursos do Photoshop
> Clique aqui para outras dicas de fotogr

Para inserir uma nova área ao que você já tinha, faça-o segurando a tecla Shift. Inversamente, segure a tecla Alt e exclua com o mouse uma parte da seleção que não interessa a você.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail