Home > Dicas

Como recuperar fotos apagadas

É possível resgatar imagens apagadas recentemente de um cartão de memória ou disco rígido usando aplicativos específicos

Dave Johnson, PC World/EUA

22/12/2009 às 18h35

fotos_duplicadas_150.jpg
Foto:

fotos_duplicadas_150Perder arquivos digitais é a coisa mais comum, ainda mais quando não se tem o costume de fazer backup.

Mas a pior perda são os arquivos fotográficos, que não podem ser refeitos. Porém, é possível tentar recuperá-los no cartão de memória da câmera.

Embora seja possível recuperar fotos deletadas dos cartões de memória, há limitações para tal função. Quando você apaga uma foto do cartão de memória (ou de um disco rígido), o arquivo não é de fato apagado, até que você grave outra coisa por cima.

Leia também:
> O que você precisa saber sobre formatação de HDs e recuperação de dados
> Saiba como rastrear seu notebook roubado
> Como apagar definitivamente informações que estão no disco rígido
> Digitalize seus arquivos antigos para não perder a memória multimídia
> Como escolher o melhor serviço de backup online
> Sete maneiras de se prevenir contra desastres nos seus dados

Portanto, o que você vai conseguir recuperar, na maioria das vezes, é apenas o último conjunto de fotos que você tiver armazenado no cartão, já que estas terão sobrescrito os arquivos apagados anteriormente.

Existem diversos programas que recuperam arquivos e alguns são gratuitos. Recomendamos o Digital Photo Recovery, que além de gratuito também funciona muito bem.

Aliás, programas comerciais podem funcionar se você estiver procurando um aplicativo que recupere arquivos apagados de um drive mais robusto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail