Home > Dicas

Como recuperar no Lion os atalhos do Snow Leopard para textos

Método simples reverte o comportamento do novo sistema operacional; saiba como configurá-lo na área de preferências e melhorar sua navegação pelas páginas

Macworld / EUA

12/09/2011 às 17h37

Foto:

Os usuários mais avançados de Mac sabem que, quando você está digitando um texto, geralmente é mais fácil mover seu cursor (e potencialmente destacar trechos do texto) usando seu teclado, em vez tirar sua mão da digitação para colocá-la sobre o mouse.

A maioria dos apps para Mac possuem suporte para algo chamado ligações de tecla Cocoa, um termo para designar atalhos de teclado no sistema para navegar e trabalhar com texto. Alguns deles provavelmente são conhecidos por você, como combinar a tecla Command com teclas direcionais (setas) para mover o cursor pelo texto (palavra por palavra).

Outros são menos conhecidos: Control + A, por exemplo, move o cursor para o início do parágrafo atual; Control + O divide a linha atual, inserindo um retorno sem mover o cursor para a nova linha; Control + T inverte as duas letras em cada lado do cursor.

O blogueiro de tecnologia e fundador do Red Sweater Software, Daniel Jalkut, destaca em seu blog que o sistema Lion refina o comportamento desses atalhos de navegação de texto “Option+direcional”. No OS anterior, o Snow Leopard, esse atalho “Option+seta” tratava determinadas separações por pontuação (como.essa.daqui) como palavras separadas – ou seja, você podia navegar com o atalho em cada uma dessas três palavras.

O Lion, por outro lado, trata tais sequências como palavras únicas. A mudança do Lion pode muito bem fazer sentido para você. Mas para programadores, ou pessoas que digitam (e editam) URLs com frequência, essa alteração pode ser menos bem-vinda.

Felizmente, Jalkut descobriu uma maneira simples de reverter o comportamento do Lion de navegação de teclado para ficar igual ao do Snow Leopard. Para isso, abra as Preferências de Sistema (System Preferences) e selecione o painel Língua e Texto (Language & Text). Na aba Texto, dê uma checada na opção Quebra de Palavra (Word Break) no lado direito. A seleção básica do Lion é Padrão (Standard); para emular o comportamento do Snow Leopard, mude isso para Português  (Brasil, Computador). 

Após ter mudado as preferências, você precisará reiniciar os aplicativos para que eles possam aproveitar sua nova configuração. E note que determinados apps – incluindo o BBEdit – possuem suas próprias preferências para alguns atalhos, por isso fazer essa mudança acima pode não afetar todos eles.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail