Home > Dicas

Como recuperar um aplicativo para iPhone

Teve problemas com a atualização de um software para o smartphone da Apple? Saiba como retornar à versão anterior

Macworld/EUA

15/12/2009 às 14h54

Foto:

Na semana passada, a Walt Disney liberou a atualização do jogo Toy Story Mania (game que, até então, era um sucesso para iPhones e iPods touch). A ideia era melhorar os gráficos, o que realmente aconteceu, mas o problema é que a nova versão chegou com um grande bug. Ao completar o primeiro nível do jogo, o contador de pontos dispara e só para se você encerrar o aplicativo.

Hora de voltar
Como a própria Walt Disney indica, a solução é restaurar a versão anterior do aplicativo. O problema é que isso só pode ser feito caso você tiver um backup dos seus dados, como o Time Machine, por exemplo, disponível a partir do painel de aplicativos.

A restauração de um software começa pela sua desinstalação no iPhone. Mantenha o dedo sobre a lista de apps na tela inicial do iPhone e espere até que eles comecem a vibrar. Toque no X ao lado do ícone do aplicativo pra removê-lo. Agora é a vez de fazer o mesmo na biblioteca da iTunes Store. Procure-o na lista de Aplicativos e aperte Delete para movê-lo para o Lixo. Depois resta fazer uma nova sincronização com o iPhone para eliminar quaisquer registros do aplicativo.

mobileapplications

Pasta Mobile Applications: nela, você pode encontra o arquivo a ser restaurado

Agora vem a parte na qual voltamos no tempo. Enquanto visualiza sua pasta Mobile Applications do iTunes (procure via Finder),  abra o recurso Time Machine e vá até uma semana atrás, por exemplo (no caso do Toy Story, a data na qual o programa funcionava direito, com a antiga versão). Selecione o arquivo necessário (no nosso caso, o TS Mania 1.0.0.ipa) e selecione Restore.

A primeira versão do app irá voltar para a pasta original de aplicativo do iTunes. Basta sincronizá-lo novamente com o iPhone e instalá-lo normalmente como foi feito na primeira vez. Pontuações, missões completas, e itens salvos serão perdidos do seu joguinho, mas pelo menos ele estará funcionando como antes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail