Home > Dicas

Como reduzir o tempo de atraso em monitor ou TV com tela de LCD

Aplicações como jogos e edição de vídeos sofrem mais com um input lag mais alto. Aprenda a minimizar o problema.

Patrick Miller, da PC WORLD/EUA

10/12/2009 às 17h26

monitor-fast-150.jpg
Foto:

monitor-fast-150.jpgNo momento da compra de um monitor LCD é extremamente importante que se verifique as informações que estão na caixa e manual do equipamento, tais como taxa de contraste, brilho, tempo de resposta e resolução. E mesmo com tudo isso em vista, um fator de destaque é deixado de lado: o atraso de entrada – tempo que um monitor leva para receber o sinal gerado por outros dispositivos, como teclado, mouse e joystick (e se você costuma jogar no PC, sabe exatamente do que estamos falando).

Por que isso ocorre? As telas de monitores LCD ou plasma levam tempo para processar a imagem a fim de melhorar a qualidade que será exibida. Quem utiliza o monitor ou (ou mesmo um HDTV) para trabalhos gerais, navegar na web ou assistir TV ou filmes, essa defasagem (input lag) será pouco significativa. E qualquer atraso maior que se perceba, é provável que ele provenha do mouse ou teclado sem fio.

Agora, se você utiliza o monitor em atividades que exigem precisão no tempo (como jogos e edição de vídeos), talvez seja interessante testar sua configuração de atraso. Um vídeo no Youtube chamado LCD Delay ajuda entender como esse atraso afeta o desempenho.

No vídeo, um monitor de tubo e um monitor de LCD são instalados no mesmo PC lado a lado executando a mesma aplicação gráfica. Fica evidente a diferença de tempo para processar a imagem nos dois monitores.

Para fazer um teste dessa naturaza é necessário que se tenha um cabo de vídeo divisor, encontrado em lojas especializadas de informática. Mas esse procedimento requer um gasto adicional com um cabo que provavelmente não será mais usado.

Um alternativa a isso é fazer um teste simples, simples baseado em seu próprio reflexo com o mouse. O site HumanBenchmark.com oferece um teste no qual o usuário deve clicar na tela no momento em que ela muda de cor.

capture_350.jpg

Tente algumas vezes e, se perceber alguma diferença significativa entre os resultados (30 milissegundos ou mais) em diferentes configurações, uma delas provavelmente está com atraso.

O input lag é mais facilmente percebido por jogadores em games que percebem quando o jogo não responde como o esperado. Jogos que dependem muito desse tempo podem ter seus efeitos alterados. Podemos citar como exemplos, o Rock Band e o Guitar Hero.

 

Como diminuir o atraso
Uma coisa é certa: todos as telas LCD oferecem algum grau de input lag. Assim, o que precisamos fazer é encontrar meios que possibilitem diminur o tempo a ponto de que nossa visão não seja capaz de percebêr-lo.

Em primeiro lugar, verifique se a sua TV ou monitor tem a configuração de modo de jogo. Basicamente, ele desliga as rotinas de pós-processamento da imagem - você irá perder um pouco da qualidade da imagem exibida.

A seguir, desligue outras opções de processamento de vídeo. Cada fabricante identifica suas características com siglas diferentes, como DRE ou 3DNR.

Se você utiliza a entrada HDMI ou DVI, tente voltar para a VGA. Como o sinal VGA é mais simples, não haverá pós-processamento de imagem como as entradas de alta-definição.

Ajustes desse tipo afetam a qualidade final da imagem, mas não que seja tão significativo.

Leia também:
>> Vai comprar uma HDTV? Entenda primeiro o que é taxa de atualização
>> LCD: como destravar pixels problemáticos que afetam seu monitor
>> Como escolher uma HDTV?
>> Dicas para comprar um monitor LCD
>> Veja o que já foi publicado sobre LCD

Finalmente, algumas aplicações e jogos têm as suas próprias opções de calibragem de latência (tempo de resposta). Os populares Rock Band e Guitar Hero, por exemplo, incluem funções de calibragem de atraso para auxiiar no ajuste do tempo e minimizar a defasagem. Não existe um padrão para isso e você terá de fazer ajustes e testar o resultado até encontrar a combinação que mais se adapte às suas necessidades.

Nota: na hora da compra, um dos itens descritos na caixa é o tempo de resposta, medido em milissegundos. Acontece que esta informação corresponde ao tempo necessário para um pixel mudar de cor e não ao input lag. Mesmos assim, um tempo de resposta alto causa o efeito fantasma ou rastro em imagens de ação. O ideal é encontrar monitores e TVs com tempo de resposta de 5 milissegundos ou menor.

Na prática, a melhor e mais simples forma de conduzir sua pesquisa pelo tela LCD com menor input lag é solicitar um teste comparativo ante da compra, ainda na loja. Caso isso não for possível, negocie com o vendedor um acordo para trocar ou devolução do produto caso suas características estejam abaixo do que você precisa.

Outra dica útil é testar o equipamento nos show rooms do fabricantes. Depois de escolher o modelo (por loja online ou física), ligue para o fabricante ou procure no site locais onde os esquipamentos estão em exibição, em pleno funcionamento. Lá, você irá encontrar profissionais preparados para responder perguntas mais complexas, coisa que em lojas de departamente em geral não acontece.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail