Home > Dicas

Como remover dispositivos USB conectados ao computador com segurança

Desconectar sem mais nem menos periféricos – como memórias flash – plugados na entrada USB pode causar a perda de dados.

Por Steve Bass, da PC World/EUA

17/03/2008 às 18h25

remov_desp_150.jpg
Foto:

remov_desp_150O problema: Eu desconectei um drive externo USB, mas ainda o enxergo no Windows Explorer. E de tempos em tempos aparece a mensagem de erro ‘Delayed write failed’. É irritante – atrapalha muito.

A solução: O corre-corre a que todos estamos sujeitos, às vezes nos levam a cometer erros como esses. Simplemesmente vamos lá e retiramos o pendrive que estava espetado no PC, assim, sem mais nem menos.

Mas a Microsoft criou a ferramenta de remover hardware com segurança (a flechinha verde que surge na bandeja do sitema quando há um dispositivo USB conectado no PC) por uma razão importante.

Ela serve para que todo o processo de leitura e gravação de informações - e isso inclui o fechamento de qualquer arquivo que esteja aberto no dispositivo - seja completado antes de que se possa desconectá-lo do PC.

Não usá-lo – e simplesmente desconectar o drive – é como um jogo de roleta russa. Algumas vezes há uma bala na agulha e o resultado é a perda de dados ou algum arquivo que resulta corrompido.

Por isso, não marque bobeira: da próxima vez que for desconectar esse tipo de hardware do seu computador, clique no ícone com a setinha verde, selecione o dispositivo em questão e clique em Parar.

Se você constantemente conecta e troca flash drives e outros periféricos USB, talvez queira alguma ajuda extra. O USB Safely Remove – um programa prático que custa 20 dólares – lhe dá mais maneiras de lidar com múltiplos dispositivos USB.

Por exemplo, a ferramenta permite que você interrompa drives externos usando atalhos no teclado, além de permitir que usuários avançados usar linhas de comande de arquivos batch para interromper múltiplos gadgets.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail